PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: TÂMARA WYARA PEREIRA DE AQUINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TÂMARA WYARA PEREIRA DE AQUINO
DATA: 02/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COM ATIVIDADE ANTIFÚNGICA E SUA RELAÇÃO COM O SABER POPULAR
PALAVRAS-CHAVES: Metodologias inovadoras; Reino Fungi; Aprendizagem significativa; Medicina popular.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO: O ensino sobre o Reino Fungi é essencial para entender sua biologia, classificação e importância para a vida no planeta. Metodologias ativas, ferramentas digitais e estratégias investigativas foram cruciais na construção da Sequência Didática Investigativa (SDI). Marco importante para que os estudantes saíssem do papel de coadjuvantes e passassem a ser protagonistas de seu aprendizado. Este trabalho promoveu uma abordagem sobre o Reino Fungi, investigando o uso de plantas da medicina popular utilizadas para tratar micoses, reconhecendo os saberes populares como parte importante do desenvolvimento científico. Realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, em Exu-PE, com estudantes da 2ª série (2024-2025). Utilizou-se a metodologia de pesquisa-ação, e como instrumentos de coleta de dados, a observação participante e entrevista com questionário semiestruturado. Os resultados revelaram que os estudantes compreendem o papel dos fungos na decomposição, mas têm dificuldades em classificação e aplicação farmacêutica. Além disso, constatou-se que as plantas medicinais continuam sendo utilizadas pela população, as folhas e as cascas são usadas em forma de chás, o conhecimento ancestral geralmente preservado por mulheres. Plantas como juazeiro, babosa, alho e aroeira foram as mais citadas para tratar micoses. O estudo resultou no e-Book Saberes que Curam: Plantas Medicinais com Atividade Antifúngica. A abordagem investigativa destacou a participação ativa dos estudantes, rompendo com métodos tradicionais de ensino, aprimorando seu desempenho e engajamento na aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3089435 - WALLACE FELIPE BLOHEM PESSOA
Interno - 1425028 - LUCIENE SIMOES DE ASSIS TAFURI
Externo à Instituição - THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO