PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: VIVIANE ALMEIDA DA COSTA MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE ALMEIDA DA COSTA MENEZES
DATA: 27/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/hee-gwmu-oqk
TÍTULO: INÍCIO DA VIDA: ENSINO SOBRE FECUNDAÇÃO E EMBRIOLOGIA POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: reprodução humana; modelo interativo; jogo didático
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Morfologia
SUBÁREA: Embriologia
RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido diante das dificuldades de aprendizagem dos estudantes do ensino médio em relação à reprodução humana e desenvolvimento embrionário, frequentemente considerados complexos devido ao vocabulário técnico e à natureza do fenômeno. Para isso, propôs-se a elaboração de uma sequência didática que culmine na construção de um modelo interativo com materiais de baixo custo e um jogo didático, como ferramentas pedagógicas, desenvolvidos na Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim, em Goiana/PE. Justifica-se este projeto na necessidade de implementação de metodologias ativas que facilitem a compreensão dos processos de fecundação e desenvolvimento embrionário inicial, superando as limitações dos livros e materiais didáticos tradicionais. Adotou-se uma abordagem qualitativa com ênfase na alfabetização científica, no desenvolvimento de habilidades críticas e no protagonismo dos estudantes. A pesquisa buscou identificar as dificuldades no aprendizado dos eventos que culminam na fecundação e na nidação, além de articular o conhecimento prévio dos estudantes com o conhecimento científico. As hipóteses levantadas indicaram que a utilização de recursos pedagógicos lúdicos, como o modelo interativo e o jogo didático, poderia promover melhorias significativas na compreensão e no engajamento dos alunos nas aulas de biologia, favorecendo uma aprendizagem colaborativa. Ademais, a eficácia desses recursos e elaboração de um Guia Didático em formato de manual, destinado a educadores que desejem replicar a abordagem em suas instituições foi feita, contribuindo assim para o fortalecimento do ensino da biologia reprodutiva e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1425028 - LUCIENE SIMOES DE ASSIS TAFURI
Interno - 1199131 - FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - VERUSCKA PEDROSA BARRETO