PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de DEFESA: JOSÉ CARLOS DA SILVA JÚNIOR
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CARLOS DA SILVA JÚNIOR
DATA: 15/07/2025
HORA: 08:30
LOCAL: https://meet.google.com/fyz-gtwc-bgp
TÍTULO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE SÍNTESE PROTEICA PARA ESTUDANTES DA EJA
PALAVRAS-CHAVES: ensino por investigação; autonomia estudantil; ensino de bioquímica; modelos didáticos.
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O ensino de bioquímica, incluindo o tema síntese proteica, representa uma fragilidade nas aulas de biologia, isto por ter como objeto de estudo processos moleculares e estruturas microscópicas, exigindo assim alto grau de abstração dos estudantes. Essa fragilidade torna-se ainda mais significativa quando o público é de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que enfrentam circunstâncias difíceis para estudar. Outro desafio encontra-se na dificuldade de associar esse conteúdo à realidade do estudante. Em contrapartida, uma possível estratégia facilitadora da aprendizagem, especialmente de temas que exigem a imaginação dos estudantes, é o ensino por investigação, que se baseia em preceitos de investigação científica, promoção do pensamento crítico, do protagonismo e da autonomia dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver atividades investigativas a partir de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) envolvendo temas como transcrição, tradução e doenças genéticas. O estudo foi realizado na Escola Estadual Cidadã Integral Agenor Mendes Pedrosa, localizada no município de Aguiar-PB, e o público-alvo foram 34 estudantes pertencentes aos ciclos V e VI da EJA. Estes percorreram todas as etapas da SEI sobre síntese proteica e sua relação com doenças genéticas. A avaliação deu-se de acordo com cada etapa, por meio de pelo menos quatro instrumentos principais de coleta de dados: um questionário diagnóstico inicial; um questionário pós-SEI; um diário de bordo do pesquisador; e uma ficha de avaliação de apresentação dos modelos didáticos construídos pelos estudantes. Como principais constatações, pode-se pontuar o pouco conhecimento prévio dos estudantes em relação à temática, bem como a evolução conceitual a respeito do tema ao longo da aplicação da SEI. Outra constatação foi a de que eles tiveram mais facilidade de compreender e apresentar conceitos e informações sobre os processos mais gerais envolvendo a síntese proteica, e tiveram mais dificuldade de se aprofundar nesses conceitos e informações. A eficiência do ensino por investigação e da construção e apresentação dos modelos didáticos também ficou explícita. Como principal fator de risco pode-se citar a baixa assiduidades dos estudantes durante os momentos da pesquisa. Já como produto final, construiu-se um guia didático, que faz uma contextualização e traz sugestões de materiais, além de um passo a passo para auxiliar professores de biologia na produção e utilização de modelos didáticos para o ensino de síntese proteica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1389155 - ANGELA CAMILA ORBEM MENEGATTI
Interno - 1860244 - DARLENE CAMATI PERSUHN
Interno - 2773523 - VIVYANNE DOS SANTOS FALCAO SILVA
Externo ao Programa - 1812740 - NAILA FRANCIS PAULO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SIMONE SILVA DOS SANTOS LOPES