PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: DANNYLSON SOARES DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANNYLSON SOARES DE ALBUQUERQUE
DATA: 29/08/2025
HORA: 19:00
LOCAL: https://meet.google.com/heu-kisf-rfi
TÍTULO: APRIMORANDO A COMPREENSÃO DA SELEÇÃO NATURAL: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA A EDUCAÇÃO NO ENSINO DA BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: metodologias ativas; protagonismo estudantil; Seleção Natural; sequências didáticas.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
SUBÁREA: Taxonomia dos Grupos Recentes
RESUMO: A compreensão dos processos evolutivos é essencial para a formação de cidadãos cientificamente informados. Com a implementação do Novo Ensino Médio e a adoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornou-se necessário revisar a abordagem de temas centrais da Biologia, como a Seleção Natural, à luz das novas diretrizes pedagógicas. A percepção do conceito de Seleção Natural como mecanismo central da evolução das espécies proporciona uma base sólida para a compreensão da biodiversidade e da adaptação dos organismos ao meio ambiente. Este trabalho visou desenvolver sequências didáticas investigativas sobre a Seleção Natural, com foco em seus principais tipos (direcional, estabilizadora e disruptiva), empregando metodologias ativas para promover o protagonismo estudantil e o pensamento crítico. A aplicação de três sequências didáticas envolveu a coleta e análise de dados, a formulação de hipóteses e a discussão em grupo. A aplicação de sequências didáticas com metodologias ativas voltadas ao ensino da Seleção Natural e de seus diferentes tipos (direcional, estabilizadora e disruptiva) resultou em uma compreensão mais sólida e aprofundada por parte dos estudantes acerca dos mecanismos evolutivos. Os alunos passaram a reconhecer a Seleção Natural como um processo central na explicação da biodiversidade e da adaptação dos organismos ao ambiente, conseguindo aplicar esses conceitos em situações práticas, como a análise de cenários evolutivos reais ou simulados. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência de mudança na prática docente a partir da aplicação de metodologias ativas, com ênfase no ensino por investigação, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e na gamificação. A proposta partiu da necessidade de tornar as aulas mais significativas, despertando maior interesse e participação dos estudantes. Com o uso do ensino por investigação, observou-se que os alunos passaram de uma postura passiva para um papel mais ativo na construção do conhecimento, demonstrando curiosidade, engajamento e autonomia. A inserção da ABP contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas, ao propor desafios contextualizados que exigiam pesquisa, reflexão e trabalho colaborativo. Já a gamificação, ao utilizar elementos lúdicos como pontuações, recompensas e níveis, aumentou a motivação dos estudantes e favoreceu um ambiente mais participativo e interativo. Os resultados obtidos evidenciam avanços significativos na aprendizagem, como o aumento da participação em sala de aula, melhora no desempenho acadêmico e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Conclui-se que a adoção dessas metodologias promove uma aprendizagem mais ativa, autônoma e significativa, sendo uma estratégia eficaz para a formação de estudantes críticos, criativos e preparados para os desafios da sociedade contemporânea.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE
Interno - 458.600.174-72 - MARISA DE OLIVEIRA APOLINÁRIO - UFCG
Interno - 048.736.714-69 - THIAGO LEITE DE MELO RUFFO - IFPB
Externo ao Programa - 1019433 - JOSENIR TEIXEIRA CÂMARA
Externo à Instituição - SILVIO FELIPE BARBOSA DE LIMA