PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: JOSÉ CLÁUDIO GOMES DE ARAÚJO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CLÁUDIO GOMES DE ARAÚJO
DATA: 27/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/ius-qbrm-ydn
TÍTULO: ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem significativa; Educação alimentar; jornal educativo.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A alimentação saudável desempenha um papel fundamental na saúde e, especialmente, no desempenho escolar dos estudantes. Por isso, esta pesquisa propôs trabalhar a educação alimentar no ensino de Biologia, explorando a composição dos alimentos e sua relação com o organismo, a fim de sensibilizar os alunos sobre a importância de escolhas alimentares equilibradas. O objetivo central do trabalho foi promover a educação alimentar por meio da aplicação de uma sequência didática investigativa voltada ao protagonismo estudantil e à construção de uma aprendizagem significativa e reflexiva. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com estratégia metodológica a pesquisa participante, que envolveu a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas e observações em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na Escola de Referência em Ensino Médio Creusa de Freitas Cavalcanti, no Município de Macaparana, Pernambuco, com 38 alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio. As etapas da sequência didática incluíram problematização, debates, consulta a materiais de referência oriundos de órgãos especializados, palestra ministrada por profissional da área de saúde, além de pesquisas bibliográficas sobre as funções e propriedades das biomoléculas. Complementarmente, os estudantes realizaram entrevistas com moradores e estudantes de diferentes contextos socioculturais, ampliando a compreensão sobre práticas alimentares. A culminância do projeto consistiu na confecção de um jornal educativo, que posteriormente foi distribuído à comunidade escolar. Os resultados indicaram que a metodologia investigativa contribuiu para o protagonismo discente, ampliando o entendimento acerca da relação entre biomoléculas e nutrição. Ademais, o engajamento dos alunos favoreceu uma abordagem prática e envolvente, propiciando reflexões sobre escolhas alimentares mais conscientes. Concluiu-se que a estratégia implementada reforçou a compreensão dos conteúdos acadêmicos e fomentou mudanças positivas nos hábitos alimentares dos participantes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1389155 - ANGELA CAMILA ORBEM MENEGATTI
Interno - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA
Interno - 3089435 - WALLACE FELIPE BLOHEM PESSOA
Externo ao Programa - 2141377 - CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA GADELHA
Externo ao Programa - 2294188 - VINICIUS JOSE BACCIN MARTINS