PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de DEFESA: EMERSON CARLOS DOS SANTOS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMERSON CARLOS DOS SANTOS
DATA: 21/03/2025
HORA: 19:00
LOCAL: por vídeo conferência: https://meet.google.com/mpy-pcvw-pzk.
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: viveiro de plantas como ferramenta pedagógica no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: sensibilização ambiental; aulas práticas; engajamento comunitário; interdisciplinaridade; protagonismo estudantil.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A Educação Ambiental (EA), emergiu na década de 1970 como resposta às preocupações ambientais globais e foi formalizada no Brasil com a Lei de Educação Ambiental de 1999, integrando-se posteriormente ao currículo escolar. Com intuito de favorecer à conscientização ambiental, objetivou-se a criação de um viveiro de plantas nativas como ferramenta pedagógica, promovendo a sensibilização sobre a flora local, recuperação ambiental, criação de um ambiente interdisciplinar e de ensino e aprendizagem, com o ensino por investigação e protagonismo dos estudantes. Foi utilizada uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação e atividades práticas aplicada com 20 estudantes de uma turma da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Almirante Tamandaré, em Extremoz/RN, utilizando questionário diagnóstico prévio, atividades práticas na escola e no campo e observações participantes registradas em diário de bordo. A análise categórica dos dados e avaliação por meio de grupo focal, foram fundamentais para entender a percepção dos estudantes acerca das plantas nativas. As atividades incluíram visitas a viveiros, coleta de sementes e a montagem do viveiro escolar, promovendo a prática de cultivo e plantio. Os resultados demonstraram um aumento significativo no conhecimento dos estudantes sobre a importância das áreas verdes, transformando-os em agentes ambientais ativos, que participaram da distribuição de mudas e sugeriram locais para plantio. A pesquisa não apenas promoveu habilidades sociais, mas também gerou uma maior conscientização ambiental, resultando em um legado de atitudes sustentáveis. A experiência culminou na criação do Guia Didático, que compila atividades e materiais para apoiar a EA e o reflorestamento, servindo como recurso para outros educadores e outras instituições. Essa abordagem não apenas fortaleceu a conexão emocional dos estudantes com o meio ambiente, mas também estabeleceu um modelo eficaz para a EA, demonstrando o potencial transformador da educação como ferramenta de mudança social e ambiental. Conclui-se que a proposta de criação do viveiro de plantas nativas destaca-se como uma iniciativa relevante no campo da EA, promovendo uma transformação nas percepções e comportamentos dos estudantes em relação ao meio ambiente. A integração entre teoria e prática possibilitou um ambiente de aprendizado dinâmico, no qual os estudantes se tornaram protagonistas de sua formação. A pesquisa se evidencia como um catalisador para a formação de cidadãos conscientes e engajados, prontos para enfrentar os desafios ecológicos contemporâneos e promover a sustentabilidade em suas comunidades.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1575021 - MARIA DE FATIMA CAMAROTTI
Interno - 1182270 - RIVETE SILVA DE LIMA
Interno - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE
Externo ao Programa - 1106616 - ALUSKA DA SILVA MATIAS
Externo à Instituição - GILCEAN SILVA ALVES