PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: CICERA MARIA DE BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CICERA MARIA DE BRITO
DATA: 30/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma meet
TÍTULO: “Etnobotânica em uma Perspectiva Investigativa: Valorizando do Ensino-aprendizagem de Biologia Vegetal”
PALAVRAS-CHAVES: etnobotânica; biologia vegetal; sequência didática investigativa.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
SUBÁREA: Botânica Aplicada
RESUMO: Os vegetais desempenham um papel imensurável para a vida na terra, pois são eles quem purificam o ar, alimentam os seres vivos, e ajudam a tratar diversas doenças; seus benefícios ultrapassam os limites do conhecimento humano. Mas, apesar desses organismos serem responsáveis pelo equilíbrio do ambiente e pela manutenção de diversas formas de vida, eles não têm despertado o devido interesse nos estudantes em conhecê-los em suas distintas faces. Este estudo objetivou desenvolver uma Sequência Didática com atividades investigativas, com a finalidade de aproximar os estudantes das plantas e da cultura que envolve o cultivo e a utilização desses seres, bem como, ampliar os conhecimentos dos discentes sobre os benefícios que elas proporcionam, de forma que eles entendam a importância de conhecerem e se aprofundarem nos conteúdos botânicos. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, com enfoque na observação participativa, tendo como público-alvo 32 estudantes da 1a Série do Ensino Médio do Segundo Colégio da Polícia Militar do Ceará (2o CPMCHMJ), no ano letivo de 2024. A Sequência Didática Investigativa (SDI) envolveu atividades teóricas e práticas, utilizando, para isto, as metodologias ativas e a pesquisa investigativa. As aulas práticas ocorreram em diversos locais: nos jardins e arredores da escola, para a observação das plantas ali existentes; no Parque Ecológico das Timbaúbas, em uma aula de campo em uma reserva de preservação ambiental; no laboratório de Ciências, com uma atividade lúdica, para o reconhecimento das partes dos vegetais e suas adaptações aos ambientes naturais e para observação das estruturas reprodutivas da flor de hibisco em estereoscópio; e no laboratório de informática. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo para investigar a cultura da Etnobotânica. As atividades investigativas foram realizadas em equipes, com os estudantes tendo participação ativa e reflexiva. Eles realizaram pesquisas de campo e bibliográficas, fizeram coleta, levantamentos e análise de dados; produziram o blog “Etnobotânica do Cariri Cearense” e artes para integrar um guia educativo, com o objetivo de divulgar as dez espécies vegetais mais citadas pelos atores sociais dessa pesquisa. O destaque nas respostas do questionário foi a motivação para a prática da Etnobotânica, que se baseia no prazer de trabalhar com ela, e a citação de quarenta e sete espécies vegetais, incluindo plantas alimentícias, ornamentais, medicinais e de crenças. O desenvolvimento dessas atividades despertou o interesse dos estudantes pelo estudo dessa temática, além de promover a conscientização sobre os benefícios e a valorização das plantas e da cultura etnobotânica, resultando em uma aprendizagem significativa. Como recurso educacional desta pesquisa, foi produzido um guia didático, com o objetivo de disponibilizar a SDI desenvolvida e divulgar as dez espécies vegetais que, de acordo com os dados obtidos, representam a Etnobotânica do Cariri Cearense. O material também visa incentivar outros docentes e discentes a realizarem pesquisas investigativas, com foco na valorização dos vegetais e, por conseguinte, no fortalecimento do ensino-aprendizagem dessa temática biológica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2061852 - RUBENS TEIXEIRA DE QUEIROZ
Interno - 048.736.714-69 - THIAGO LEITE DE MELO RUFFO - IFPB
Externo à Instituição - MARIA DAS GRACAS VELOSO MARINHO DE ALMEIDA