PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de DEFESA: CICERA MARIA DE BRITO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CICERA MARIA DE BRITO
DATA: 30/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma meet
TÍTULO: Etnobotânica em uma Perspectiva Investigativa: Valorizando do Ensino-aprendizagem de Biologia Vegetal
PALAVRAS-CHAVES: etnobotânica; biologia vegetal; sequência didática investigativa.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
SUBÁREA: Botânica Aplicada
RESUMO: Os vegetais desempenham um papel imensurável para a vida na terra, pois são eles quem
purificam o ar, alimentam os seres vivos, e ajudam a tratar diversas doenças; seus benefícios
ultrapassam os limites do conhecimento humano. Mas, apesar desses organismos serem
responsáveis pelo equilíbrio do ambiente e pela manutenção de diversas formas de vida, eles
não têm despertado o devido interesse nos estudantes em conhecê-los em suas distintas faces.
Este estudo objetivou desenvolver uma Sequência Didática com atividades investigativas, com
a finalidade de aproximar os estudantes das plantas e da cultura que envolve o cultivo e a
utilização desses seres, bem como, ampliar os conhecimentos dos discentes sobre os benefícios
que elas proporcionam, de forma que eles entendam a importância de conhecerem e se
aprofundarem nos conteúdos botânicos. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, com
enfoque na observação participativa, tendo como público-alvo 32 estudantes da 1a Série do
Ensino Médio do Segundo Colégio da Polícia Militar do Ceará (2o CPMCHMJ), no ano letivo
de 2024. A Sequência Didática Investigativa (SDI) envolveu atividades teóricas e práticas,
utilizando, para isto, as metodologias ativas e a pesquisa investigativa. As aulas práticas
ocorreram em diversos locais: nos jardins e arredores da escola, para a observação das plantas
ali existentes; no Parque Ecológico das Timbaúbas, em uma aula de campo em uma reserva de
preservação ambiental; no laboratório de Ciências, com uma atividade lúdica, para o
reconhecimento das partes dos vegetais e suas adaptações aos ambientes naturais e para
observação das estruturas reprodutivas da flor de hibisco em estereoscópio; e no laboratório de
informática. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo para investigar a cultura da
Etnobotânica. As atividades investigativas foram realizadas em equipes, com os estudantes
tendo participação ativa e reflexiva. Eles realizaram pesquisas de campo e bibliográficas,
fizeram coleta, levantamentos e análise de dados; produziram o blog Etnobotânica do Cariri
Cearense e artes para integrar um guia educativo, com o objetivo de divulgar as dez espécies
vegetais mais citadas pelos atores sociais dessa pesquisa. O destaque nas respostas do
questionário foi a motivação para a prática da Etnobotânica, que se baseia no prazer de trabalhar
com ela, e a citação de quarenta e sete espécies vegetais, incluindo plantas alimentícias,
ornamentais, medicinais e de crenças. O desenvolvimento dessas atividades despertou o
interesse dos estudantes pelo estudo dessa temática, além de promover a conscientização sobre
os benefícios e a valorização das plantas e da cultura etnobotânica, resultando em uma
aprendizagem significativa. Como recurso educacional desta pesquisa, foi produzido um guia
didático, com o objetivo de disponibilizar a SDI desenvolvida e divulgar as dez espécies
vegetais que, de acordo com os dados obtidos, representam a Etnobotânica do Cariri Cearense.
O material também visa incentivar outros docentes e discentes a realizarem pesquisas
investigativas, com foco na valorização dos vegetais e, por conseguinte, no fortalecimento do
ensino-aprendizagem dessa temática biológica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2061852 - RUBENS TEIXEIRA DE QUEIROZ
Interno - 048.736.714-69 - THIAGO LEITE DE MELO RUFFO - IFPB
Externo à Instituição - MARIA DAS GRACAS VELOSO MARINHO DE ALMEIDA