PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA BIDÔ DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA BIDÔ DIAS
DATA: 02/06/2025
HORA: 08:30
LOCAL: google meet
TÍTULO: Formação inicial do embrião humano: proposta de estratégias pedagógicas com abordagens de aprendizagem colaborativa e investigativa
PALAVRAS-CHAVES: sequência didática; ensino por investigação; gametogênese e formação do embrião; fertilização.
PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: É por meio da área biológica chamada Embriologia que se obtém conhecimentos sobre os eventos celulares que levam ao desenvolvimento de um novo indivíduo. Eventos estes que por seu nível microscópico, se configuram como um conhecimento de difícil aprendizagem. Visualiza-se a necessidade de dinamizar as aulas e motivar os alunos no estudo da Embriologia, com isso, torna-se cada vez mais conhecida a abordagem da investigação. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver atividades em sequência didática para estimular a aprendizagem colaborativa no estudo de temas da Embriologia com vista ao protagonismo investigativo. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 2ª série do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, da cidade de Solidão, Pernambuco. Foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa e descritiva com o apoio de fontes bibliográficas, como também foram coletados dados a partir da observação participante. Assim, os interlocutores foram submetidos a observações realizadas pela pesquisadora, que tomou nota de suas atuações durante todo o processo de aplicação da sequência didática investigativa composta de atividades dinamizadas. Os participantes foram avaliados sempre em grupos, com o uso de questionário diagnóstico, da observação e das impressões deixadas nas atividades. Os dados obtidos por meio de anotações, fotografias, questionário e atividades foram descritos textualmente e organizados em gráficos, tabelas e figuras, e foram analisados por meio de categorização. O questionário forneceu o conjunto de conhecimentos prévios dos estudantes acerca da anatomia do sistema reprodutor humano, das divisões celulares na formação dos gametas, da Síndrome de Down, da fecundação e da formação dos gêmeos. Esse diagnóstico, evidenciou as fragilidades individuais que tiveram a atenção necessária na produção da Sequência Didática, que contou com atividades planejadas de acordo com as etapas do Ensino por Investigação e metodologias ativas. A utilização de estratégias pedagógicas diversificadas proporcionou diferentes formas de aprender, possibilitando o desenvolvimento de algumas habilidades ao trabalhar em grupo, ao propor hipóteses para as situações-problema, ao analisar imagens e gráficos, ao investigar casos clínicos e ao confrontar hipóteses com os conhecimentos construídos sobre os temas estudados. Puderam ser destacadas as habilidades práticas, relacionais, de reflexão e comunicação importantes para a formação científica. A estruturação das atividades levou em consideração sempre o trabalho em grupo, com o objetivo de possibilitar uma aprendizagem colaborativa apoiada em temas contextualizados. Após o desenvolvimento deste trabalho, os estudantes podem apresentar subsídios para associar os temas Biológicos com situações do cotidiano (síndrome de Down, reprodução assistida, formação de gêmeos) como também os processos celulares de formação e fusão dos gametas. Finalmente, todas as atividades aplicadas foram organizadas em um Manual como produto final capaz de inspirar outros professores em suas atividades pedagógicas. Os resultados obtidos evidenciam efetividade das atividades diversificadas e das temáticas de contextualização, capazes de atrair os estudantes e despertar o interesse em construir conhecimentos sobre os temas abordados.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1695721 - MARIA LUIZA FASCINELI
Interno - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE
Presidente - 2773523 - VIVYANNE DOS SANTOS FALCAO SILVA