PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE EM ASSOCIAÇÃO A REDE PRODEMA (PRODEMA - DOUT)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALBERTO ISAZA VALENCIA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALBERTO ISAZA VALENCIA
DATA: 27/11/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório DSE e sala-meet.google.com/sbb-qrmy-fkp
TÍTULO: VALORAÇÃO PLURAL DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS LITORÂNEAS DO NORDESTE BRASILEIRO: IMPLICAÇÕES PARA A JUSTIÇA AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Comunidades Tradicionais; Economia Ecológica; Políticas Públicas; Valoração Plural da Natureza.
PÁGINAS: 228
RESUMO: O contexto atual de crise socioambiental exige o desenvolvimento de novas abordagens científicas, uma vez que o modelo disciplinar da ciência moderna tem se mostrado insuficiente para lidar com a complexidade das questões contemporâneas. Nesse cenário de mudança paradigmática, este estudo investiga os impactos da valoração plural da natureza em comunidades tradicionais litorâneas localizadas em Áreas de Proteção Ambiental (APA), com o propósito de reconhecer valores diversos da natureza para além dos instrumentais tradicionalmente explorados pelas ciências econômicas. Por meio de uma abordagem empírica, busca-se compreender como a valoração plural da natureza, percebida pelas comunidades tradicionais em ecossistemas litorâneos, pode subsidiar políticas públicas voltadas à gestão sustentável territorial. Para tanto, o objetivo geral definido é "orientar o desenho de políticas públicas para a gestão sustentável do turismo em ecossistemas litorâneos a partir da identificação e análise dos valores plurais da natureza percebidos pelas comunidades". A pesquisa foi realizada na comunidade de pescadores tradicionais Barra de Mamanguape e na aldeia indígena Tramataia, localizadas no litoral do nordeste brasileiro. Trata-se de um estudo de caráter empírico e iterativo, realizada por etapas metodológicas que compõem três capítulos em formato de artigo científico: (1) revisão de literatura visando compreender o panorama atual da produção científica sobre a valoração plural da natureza em regiões costeiras; (2) identificação dos valores da natureza, a partir de entrevistas semiestruturadas apoiadas com fotografias das paisagens do território, com amostragem intencional, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo e triangulação teórica, utilizando o software qualitativo; e (3) valoração da natureza, elaborada por uma combinação de métodos que incluem etapas de identificação, aplicação e integração dos métodos mediante a aplicação de diferentes técnicas metodológicas. Os resultados parciais apresentam diferentes cenários em cada comunidade, definidos pelas diferenças em contextos históricos, políticos e sociais, que impulsionam diferentes dinâmicas e por tanto conflitos. Essas diferenças geram disputas específicas em cada território, que coincidem no empoderamento e autonomia como um valor da natureza que fornece instrumentos para reivindicações de justiça socioambiental. Também se propõe um valor de caráter socioambiental chamado sentimento de perda para descrever as relações que as comunidades constroem diante da transformação da natureza e suas implicações sociais e culturais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 338128 - GEORGE EMMANUEL CAVALCANTI DE MIRANDA
Interno(a) - 1673697 - DENISE DIAS DA CRUZ