CCSA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE DOCUMENTOS E GOVERNANÇA ARQUIVÍSTICA (PPGDARQ)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ANANDA FERNANDES VALERIO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANANDA FERNANDES VALERIO
DATA: 28/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE VIDEO CONFERÊNCIA CCSA-UFPB
TÍTULO: A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E O GERENCIAMENTO ARQUIVÍSTICO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO: GUIA DE APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE MECANISMOS DE GOVERNANÇA ARQUIVÍSTICA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Arquivologia; Governança Arquivística; Transformação digital; políticas públicas; Desenvolvimento Sustentável.
PÁGINAS: 50
RESUMO:
Este estudo tem como propósito analisar a governança arquivística com ênfase na Macro Arquivologia, considerando seus processos de organização e funcionamento institucional, articulados à transformação digital como estratégia de fortalecimento da cultura organizacional para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Busca-se compreender a aplicação dos serviços de informação arquivística ofertados aos usuários internos e externos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), por meio de ferramentas digitais. O objetivo geral da pesquisa é orientar o IFPE na implementação das estratégias do Governo Digital, promovendo a melhoria dos serviços digitais em consonância com práticas eficazes de gestão arquivística. A análise das ações e iniciativas previstas na Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) serve como base para a construção de diretrizes e para a verificação dos resultados esperados no contexto da governança arquivística. A coleta de dados será realizada por meio de pesquisa bibliográfica, documental, de campo e explicativa, com base em documentos normativos institucionais e em dados públicos do Governo Federal. Também será utilizado o método indiciário, com a análise de indícios observados no lócus de atuação da pesquisadora, estruturando-se a investigação em categorias temáticas que contemplam a percepção social dos servidores sobre a transformação digital e os dez princípios da ENGD (20242027). O tratamento e a interpretação dos dados serão conduzidos com base na análise de conteúdo, segundo a metodologia de Bardin, adotando abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Os resultados esperados são para alcançarmos a percepção de como a instituição tem direcionado seus esforços a determinados objetivos em detrimento de outros, evidenciando ou não, a necessidade de maior articulação entre os arquivistas e a alta gestão. Isso implica ampliar a atuação profissional para além das funções tradicionais da Micro Arquivologia, com dinamismo e capacidade de propor mudanças estruturais que possibilitem a inserção das ações arquivísticas nos planejamentos estratégicos institucionais. Como produto da pesquisa, propõe-se a elaboração de um Guia de Aplicação de Estratégias de Governança Arquivística, com o intuito de incentivar a adoção de mecanismos que integrem as diretrizes do Governo Digital, a estratégia de governança do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA), bem como pautas relacionadas à sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando à ampliação do impacto institucional e ao alinhamento com as expectativas da cadeia de valor pública.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1272602 - ANA CLÁUDIA CRUZ CÓRDULA
Interno - 600.761.864-15 - ELIETE CORREIA DOS SANTOS - UC
Interno - 863.510.524-91 - JOSEMAR HENRIQUE DE MELO - UNIPORTO
Externo à Instituição - BRENDA COUTO DE BRITO ROCCO
Externo à Instituição - DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA