CCSA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE DOCUMENTOS E GOVERNANÇA ARQUIVÍSTICA (PPGDARQ)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL PERICLES SANTOS CANUTO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL PERICLES SANTOS CANUTO
DATA: 12/08/2025
HORA: 16:00
LOCAL: sala Google Meet: https://meet.google.com/vvt-jwnh-qdi
TÍTULO: MODELO CONCEITUAL E IDENTIFICAÇÃO DE REQUISITOS DE SISTEMA INFORMATIZADO PARA GESTÃO DE DOCUMENTOS BASEADO EM ONTOGÊNESE DOCUMENTAL E CLASSIFICAÇÃO ARQUIVÍSTICA MULTIFACETADA
PALAVRAS-CHAVES: Ontogênese Documental; Classificação Arquivística Multifacetada; Sistema Informatizado; Gestão de Documentos Digitais.
PÁGINAS: 59
RESUMO: Este Relatório Técnico aborda o desafio da otimização da gestão de documentos arquivísticos digitais. Propõe um modelo conceitual e a identificação dos requisitos essenciais para um sistema informatizado de gestão de documentos arquivísticos digitais (DAD), fundamentado nos princípios da Ontogênese Documental e da Classificação Arquivística Multifacetada (CAM).Trata-se de Pesquisa aplicada, de natureza exploratória com abordagem qualitativa, sob a perspectiva da Análise de Domínio. O trabalho explora a gênese dos documentos, fase incial da gestão documenta,l tendo a classificação como função matricial. Considerando duas novas abordagens desenvolvidas pelo grupo de Estudos Arquivísticos em Documentos e Registros Digitais (EADRD) da Universidade Federal da Paraíba a saber: a noção da ontogênese documental e a proposta da Classificação Arquivística Multifacetada (CAM), indaga-se de que maneira essas duas vertentes teóricas fornecem requisitos norteadores para a modelagem e desenvolvimento de um sistema informatizado? Para responder o problema posto, o presente estudo tem como objetivo geral estruturar um modelo conceitual e a identificação de requisitos para um sistema informatizado a partir dos princípios da Ontogênese Documental e da CAM. A fundamentação teórica está também alicerçada pelo campo da governança de dados e temas ligados ao desenvolvimento de software. Tem como base metodológica a análise de domínio, a técnica do 5W2H adaptada, a diagramação de classe UML, a linguagem de programação Python e o framework web Django. O modelo conceitual e os requisitos resultantes visam validar uma nova forma de organização, acesso e preservação dos documentos arquivísticos digitais tendo como pilar o contexto de produção. Espera-se que esta proposta contribua para o desenvolvimento de sistemas mais eficientes e adaptáveis às demandas arquivísticas contemporâneas, com potencial de aplicação em diversas instituições que lidam com volumes significativos de documentos em ambientes digitais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA
Interno - 863.510.524-91 - JOSEMAR HENRIQUE DE MELO - UNIPORTO
Externo ao Programa - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - ALESSANDRA DOS SANTOS ARAÚJO
Externo à Instituição - ALEXANDRE DE SOUZA C OSTA