PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA FERREIRA DA SILVA
DATA: 21/07/2017
LOCAL: SALA PPGE
TÍTULO: ENSAIOS SOBRE ECONOMIA DA EDUCAÇÃO: QUALIDADE DO PROFESSOR, EFEITO DIPLOMA E DEMANDA POR ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade do professor. Efeito diploma. Demanda por ensino superior.
RESUMO: A presente proposta de tese é composta por três ensaios referentes a área de economia da educação. O primeiro ensaio pretende investigar a qualidade da formação docente sobre o nível de habilidade cognitiva dos estudantes da Educação Básica no Brasil. A hipótese a ser testada é que o estoque de conhecimento acumulado em matemática antes da formação no curso superior em pedagogia, habilidade pouco explorada durante a formação docente nas universidades, apresentarão desempenhos diferenciados no ensino dessa matéria para suas turmas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise empírica consistirá nas estimativas baseadas em duas estratégias empíricas, a primeira descreve o modelo de dados em painel com efeitos fixos, com o objetivo de identificar o valor adicionado do professor no desenvolvimento da habilidade cognitiva dos alunos do ensino fundamental, do 2o ao 5o ano, no período de 2012 a 2015. Já a segunda parte, o modelo de efeitos aleatórios correlacionados busca mensurar a real qualidade dos professores de pedagogia, medida pelo conhecimento específico à disciplina de matemática, no processo de aprendizagem dos alunos do 5a ano do ensino fundamental das escolas públicas, em 2015. O segundo ensaio tem por objetivo investigar se a variação induzida pelo o aumento acentuado tanto do fornecimento de novas universidade, quanto o aumento de departamento e vagas nas universidades já existentes, provocados pelos programas FIES, Prouni e Reuni, entre 2000 e 2010, impactaram nos resultados no mercado de trabalho dos indivíduos que não matricularam-se na educação superior. Para responder o objetivo proposto, será examinado, em primeiro lugar, através de um modelo Logit Multinomial, a probabilidade do indivíduo encontrar-se em quatro estados diferentes: matriculado no ensino superior, inativo, empregado, ou desempregado. E, em segundo lugar, será estimado o método de Diferenças em Diferenças, explorando se a as políticas que expandiram a oferta da educação superior, reduziram a oferta de graduados do ensino médio no mercado de trabalho. Por fim, o terceiro ensaio discutirá os fatores que influenciam a demanda pelo o ensino superior nas universidades públicas, que adotam o SiSU como sistema de seleção, no Brasil. Ademais, será analisado os fatores relacionados a composição da qualidade dos profissionais, em específico, dos cursos de formação de docentes da Educação Básica. A estratégia empírica consistirá em estimar um conjunto de funções de demanda, através de um probit multivariado, com foco para a licenciatura em pedagogia, que abrangerá as notas de corte, para medir a elasticidade preço da demanda, a renda dos indivíduos, características sociogeográficas e local de residência.
Presidente - 1813840 - ALESSIO TONY CAVALCANTI DE ALMEIDA
Interno - 2476028 - HILTON MARTINS DE BRITO RAMALHO