PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUÍSA SIMÕES DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUÍSA SIMÕES DE ALBUQUERQUE
DATA: 26/10/2021
LOCAL: Uso de recursos a distância
TÍTULO: O impacto da cárie e do edentulismo em indivíduos em risco social
PALAVRAS-CHAVES: Cárie Dentária, Epidemiologia, Edentulismo.
RESUMO: Qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QdVRSB) é uma herança de um modelo odontológico aplicado a uma sociedade. Este estudo objetivou analisar os fatores sociodemográficos, educacionais e econômicos que podem influenciar a QdVRSB do ciclo de vida em populações de cidadãos em situação de risco de municípios localizados na Paraíba, Brasil. A metodologia utilizada foi um questionário baseado no SB Brasil 2010, contendo questões sobre condições socioeconômicas e comportamentais, exame clínico para um cpo-d médio e, por fim, análise da autopercepção da saúde bucal com o Oral Health Impact Profile (OHIP-14). Os exames clínicos foram realizados por dentistas de cada município calibrados (Kappa> 0,75), todos os exames foram realizados após as sessões de escovação sob luz indireta do dia com sonda OMS. Um estudo transversal com 28 municípios definiu uma amostra de 3.063 participantes. Divididas entre os grupos etários, as informações foram coletadas no software Excel de indivíduos nas faixas etárias de 12 anos (n = 194), 15-19 anos (n = 817), 35-44 anos (n = 1.302) e 65-74 anos (n = 750). Os dados tabulados foram inseridos no software Stata, validado e considerado o padrão ouro para estudos de qualidade de vida. Desigualdades no estado da Paraíba foram observadas na educação com 67,38% (n = 2.064) dos indivíduos classificados com escolaridade até 10 anos de estudo, além dos 12,60% (n = 386) que foram classificados como analfabetos. Uma pequena parcela de 7,11% (n = 218) relatou ter mais de 10 anos de estudo na carreira educacional. Como consequência da falta de escolaridade no aspecto da renda da população amostral, 61,44% relataram receber valor menor ou igual a 2 salários mínimos. A falta de renda diminui a oferta de acesso à saúde, os resultados demonstraram que 45,47% (n = 1.393) dos indivíduos estudados necessitam do uso de prótese, apresentando edentulismo total ou parcial instalado. Em variáveis como prevalência de experiência de cárie e cárie não tratada, foram, respectivamente, 93,33% (n = 2.859) e 51,12% (n = 1.566). No OHIP-14, a categoria de dor física se destacou com média de 1,31, seguida de Incapacidade física com 1,06, Desconforto psicológico com 0,68, Incapacidade psicológica com 0,65, Limitação funcional com 0,45, Incapacidade social com 0,39, Deficiência com 0,30. Populações de alto risco social têm maior tendência a apresentar problemas em sua qualidade de vida devido às consequências de educação, renda e acesso a indicadores de saúde que refletem a saúde bucal do indivíduo, como é o caso do edentulismo decorrente da experiência de cárie.
Externo à Instituição - EMERSON TAVARES DE SOUSA
Presidente - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE