PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAÍSSA LIMA TOSCANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAÍSSA LIMA TOSCANO
DATA: 25/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Uso de recursos a distância
TÍTULO: Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação da integração ensino-serviço-comunidade nos cursos de graduação em Odontologia
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Odontologia; Estudos de validação; Serviços de Integração Docente-Assistencial
PÁGINAS: 100
RESUMO: Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia apontam a necessidade dos cursos introduzirem nos seus projetos pedagógicos o Sistema Único de Saúde (SUS). A inserção do graduando nos cenários de práticas do SUS ocorre, prioritariamente, por meio dos Estágios Supervisionados, que objetivam fomentar a integração ensino-serviço-comunidade. Diante do contexto atual da graduação em Odontologia, é possível verificar lacunas no ensino utilizando o SUS como um cenário real de aprendizagem, sinalizando a falta, inclusive, de instrumentos que avaliem a formação e os estágios. Dessa forma, torna-se necessário o desenvolvimento de instrumentos de mensuração dê ofertem objetividade ao processo avaliativo para que seus resultados se desdobrem em mudanças e melhorias na qualidade da formação profissional. Objetivo: Desenvolver e validar um instrumento para avaliar a integração ensino-serviçocomunidade nos cursos de graduação em Odontologia. Metodologia: Realizou-se um estudo indutivo com procedimento estatístico e técnica da documentação direta do tipo transversal. A construção do instrumento aconteceu a partir da fundamentação teórica sendo definidas as dimensões, itens e escalas de resposta. Uma pré-consulta do instrumento foi realizada por profissionais da área da formação e saúde, com objetivo de verificar a consistência dos itens e a adequação da escala Likert. Em seguida, a primeira etapa do Consenso Delphi, em que um comitê composto por doze juízes especialistas avaliaram os itens quanto à clareza objetividade, precisão e relevância e se as escalas Likert refletiam adequadamente o que se esperava medir. Utilizou-se como procedimento estatístico o Índice de Validade de Conteúdo. Sugestões quanto modificações, inclusão ou eliminação de itens puderam ser feitas determinando quais itens passarão a compor a versão para segunda etapa do Consenso Delphi. Ao fim da segunda etapa obteremos a versão final do instrumento que será aplicado na população-alvo, 54 coordenadores de odontologia, para testar a funcionalidade do mesmo. Resultados: Na primeira avaliação 5 dimensões e 36 itens foram avaliados, onde 23 itens foram reformulados, 1 excluído e 4 novos criados. Na segunda avaliação, 5 dimensões e 39 itens foram avaliados, sendo 18 validados em sua forma original por terem alcançado o IVC ≥ 0,8 e os demais reformulados ou excluídos por atingiram o IVC < 0,8. Na Dimensão 1, os itens 1, 4, 6, 8 e 9 foram reformulados. Na Dimensão 2, os itens 12 e 13 foram reformulados e o 15 excluído. Na Dimensão 3 foram reformulados os itens 18, 19 e 21. Na Dimensão 4 os itens 25, 26, 27, 28, 29 e 31 e na Dimensão 5 os itens 33, 34, 35 e 39 foram reformulados e 2 novos itens foram inseridos. Ambas escalas Likert sofreram modificações. Conclusão: O processo de validação está em andamento e o método do Consenso de Delphi permite que o instrumento já se apresente com propriedades de medidas adequadas, capaz de estabelecer uma relação entre o domínio do coordenador do curso de graduação em Odontologia e a integração ensino-serviço-comunidade. O instrumento final proposto representa uma alternativa de avaliação da formação em Odontologia numa perspectiva de aprendizagem com vistas ao SUS.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRO LEITE CAVALCANTI
Interno - 1222510 - EDSON HILAN GOMES DE LUCENA
Presidente - 2332212 - YURI WANDERLEY CAVALCANTI