PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RÊNNIS OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RÊNNIS OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 24/11/2021
LOCAL: USO DE RECURSOS À DISTÂNCIA
TÍTULO: O Tratamento Restaurador Atraumático como Programa da Política de Saúde Bucal no Brasil: Análise econômica
PALAVRAS-CHAVES: Tratamento Dentário Restaurador sem Trauma, Avaliação em Saúde, Política de Saúde, Odontologia em Saúde Pública, Gastos Públicos com Saúde.
RESUMO: Os últimos inquéritos nacionais de saúde bucal revelaram que crianças de 5 anos não estão tendo acesso adequado ao tratamento odontológico. O objetivo geral deste estudo foi analisar economicamente o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) como um programa para a política de saúde bucal no Brasil. Para responder o objetivo a dissertação foi dividida em três planos de trabalho. O primeiro plano trata-se de uma revisão de escopo delineada de acordo com os preceitos do Joana Brigges Institute para verificar quais aspectos apoiam o ART como um programa de saúde bucal. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases: PubMed, Scopus, Web of Science, Lilacs, Embase, Livivo, Open Grey, Google Acadêmico, Cochrane. Para o segundo plano, uma análise econômica completa do tipo custo-efetividade foi delineada. Taxas de sobrevida após 1 ano (efetividade) foram obtidas em Ensaios Clínicos Randomizados e o custo do ART foi definido por microcusteio. Árvores de decisão foram modeladas para comparar os cimentos de ionômero de vidro (CIV) utilizados no ART em cavidades simples e compostas, na perspectiva do gestor de saúde local. Uma microssimulação de Monte Carlo estimou o custo-efetividade para tratamento de 1000 dentes decíduos. O software TreeAge Pro foi utilizado para realizar as análises. O último plano simulou o impacto financeiro para a implantação desse programa em um município hipotético com uma população de 1 milhão de habitantes. Para compor a análise, informações foram extraídas do: SBBrasil 2003 e 2010; IBGE; e resultados do segundo plano de trabalho. Cenários hipotéticos foram gerados no software Excel 2019. Na revisão de escopo, 1.699 estudos foram identificados, sendo 37 lidos na íntegra. Observou-se como pontos favoráveis ao ART: A sua efetividade, intervenção precoce na cárie dentária, alta aceitabilidade dos pacientes e o aumento da oferta de tratamentos odontológicos. A partir da análise econômica completa, verificou-se que para ART em cavidades simples, a escolha pelo Maxxion R (FGM) apresentou menor custo (R$ 22.945,23), enquanto o Ketac Molar (3M ESPE) apresentou maior efetividade (891,3 dentes). Foram consideradas mais custo-efetivas as alternativas FUJI IX (GC America, RCEI=3,12) e Ketac Molar (RCEI=5,27). Para as cavidades compostas, o Vidrion apresentou maior razão de custo-efetividade (184,594), enquanto o Ketac Molar (RCEI=3,65) foi mais custo-efetivo. A análise do impacto financeiro revelou que em um cenário onde o dente pudesse ser retratado até duas vezes, os custos do Maxxion seria 24% maior que o Ketac e 23% maior que o FUJI. Ao término dos 4 anos, o número de dentes com falhas é 3,18 vezes maior no Maxxion que no Ketac, e 2,27 vezes maior que no Fuji. Conclui-se que o ART é um programa de saúde bucal economicamente factível no Brasil. Os materiais utilizados para o ART apresentam diferença quanto ao custo-efetividade e os de menor custo podem apresentar uma menor efetividade. Portanto, o investimento que o gestor de saúde irá fazer para implantar o ART como um programa da política de saúde bucal deve levar em consideração a efetividade dos materiais, tendo em vista que a necessidade de repetir o tratamento irá aumentar os custos em saúde bucal em longo prazo.
Presidente - 6311314 - ANA MARIA GONDIM VALENCA
Externo à Instituição - FERNANDA CAMPOS DE ALMEIDA CARRER