PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: JAQUELINE OLIVEIRA BARRETO

DISCENTE: JAQUELINE OLIVEIRA BARRETO
DATA: 15/12/2021
LOCAL: Link da transmissão: https://meet.google.com/dsb-qoqu-wej
TÍTULO: Avaliação volumétrica da órbita por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico: validação de um método em software de código aberto
PALAVRAS-CHAVES: Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico; órbita; software; estudo de validação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Introdução: A Cavidade orbitária contem estruturas nobres para o sujeito e como qualquer outra parte do corpo humano, está sujeita a traumas e patologias. Diante disso, o conhecimento das suas dimensões é fundamental para um diagnóstico e planejamento de tratamento, obtidos através de softwares de tomografia computadorizada, a exemplo, o Horos Project que é gratuito e considerado na literatura como seguro e fácil de ser executado. Objetivos: Desenvolver e validar um método de avaliação volumétrica da órbita por meio da TCFC através de um software de código aberto. Métodos: Foram mensuradas 74 cavidades orbitárias de 37 TCFC em dois momentos distintos por um mesmo avaliador, cujas dimensões avaliadas de cada órbita foram: volume, profundidade superior e inferior, e diâmetro anterior e posterior. Pontos cefalométricos marcados em planos anatômicos foram escolhidos para padronização do método e ferramentas especificas do software Horos Project foram usados para calcular as medidas. Resultados: A média de idade da amostra foi de 42 anos, sendo o sexo masculino mais frequente (51%). A média do volume foi aumentando com a idade tanto para o lado direito: 28,58 ± 2,11 cm3 para 19-25 anos, 27,25 ± 2,52 cm3 para 26-58 anos e 27,33 ± 1,7 cm3 para maiores de 59 anos, quanto para o lado esquerdo: 27,7 ± 2,61 cm3 para 19-25 anos e 26,85 ± 1,88 cm3 para 26-58 anos e 28,3 ± 4,71 cm3 para maiores de 59 anos. Foi observado que o sexo masculino teve maiores médias de volume que o feminino tanto para órbita direita quanto para esquerda. Não foi encontrada diferença estatística entre os dois momentos das análises da amostra. Conclusão: O método padronizado neste estudo através de um software de código aberto, o Horos Project, é reproduzível, seguro e fácil de ser executado. O volume da cavidade órbita é maior no sexo masculino e em sujeitos de maiores idades.
Presidente - 1051035 - EDUARDO DIAS RIBEIRO
Interno - 2440783 - MARCELO AUGUSTO OLIVEIRA DE SALES