PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: ELZA CRISTINA FARIAS DE ARAUJO

DISCENTE: ELZA CRISTINA FARIAS DE ARAUJO
DATA: 22/02/2022
LOCAL: Link da transmissão: meet.google.com/xbp-fdtg-edh
TÍTULO: Contribuição da assistência odontológica em nível hospitalar: análise de desempenho e revisão sistemática
PALAVRAS-CHAVES: Equipe Hospitalar de Odontologia. Unidades de Terapia Intensiva. Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: A atuação da equipe de saúde bucal (ESB) em âmbito hospitalar envolve abordagens de pacientes distintos, dentre os quais se destacam os Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) e aqueles sob regime de terapia intensiva. O objetivo geral desse trabalho foi identificar os fatores relacionados ao número de procedimentos odontológicos e aos custos para a assistência odontológica hospitalar prestada a Pacientes com Necessidades Especiais no Brasil, bem como verificar se a presença de equipes de saúde bucal contribui para melhor atenção à saúde bucal e melhores resultados clínicos para pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Trata-se de uma dissertação dividida em 2 artigos. O primeiro foi constituído por um estudo observacional, retrospectivo e transversal. Com base nas informações disponíveis no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do DATASUS, foram incluídos os dados de cada município do Brasil que apresenta informações sobre a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) de tratamento odontológico para PNE, entre 2010 e 2018. Os dados obtidos foram analisados por correlação de Spearman e Regressão Múltipla de Tweedie (p<0,05). No segundo artigo, foi conduzida uma Revisão Sistemática para verificar se a presença de equipes de saúde bucal contribui para melhor atenção à saúde bucal e evolução clínica dos pacientes internados na UTI. Pesquisas bibliográficas foram feitas nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science, Lilacs, Embase, Livivo, Open Grey, Google Acadêmico e Cochrane. A avaliação da qualidade metodológica e do risco de viés dos estudos foi realizada utilizando as ferramentas descritas pelo Instituto Joanna Briggs. Observou-se que o número e o custo de procedimentos, assim como o custo das AIH, apresentaram correlação bivariada significativa (p<0,05) com todas as variáveis independentes. Maior IDH (p<0,05; B=-18,672), maior cobertura de saúde bucal na atenção básica (p<0,05; B=-0,024) e maior número de dentistas clínicos nos hospitais (p<0,05; B=-0,003) implica em menor quantitativo de procedimentos odontológicos hospitalares. A incidência de Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é menor entre pacientes submetidos a intervenção de equipes de saúde bucal durante a internação na UTI (RR=0,0525; 95% IC: 0,320-0,863). Pacientes internados na UTI sob assistência de equipes de saúde bucal apresentam menor risco de morrer do que aqueles que não recebem este tipo de assistência (RR=0,849 95% IC: 0,750-0,962). A maior cobertura de saúde bucal na atenção básica e o maior número de cirurgiões-dentistas clínicos está associado a menor número de procedimentos odontológicos e menor custo da assistência odontológica hospitalar ofertada a PNE. A presença de equipes de saúde bucal em ambiente hospitalar contribui para melhores desfechos de saúde de pacientes internados em UTI.
Externo à Instituição - ALIDIANNE FÁBIA CABRAL CAVALCANTI
Interno - 1636121 - SIMONE ALVES DE SOUSA