PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: RÊNNIS OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE: RÊNNIS OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 17/02/2022
LOCAL: Link da transmissão: meet.google.com/rgh-xcyv-ucf
TÍTULO: O Tratamento Restaurador Atraumático como Programa da Política de Saúde Bucal no Brasil: Análise econômica
PALAVRAS-CHAVES: Tratamento Dentário Restaurador sem Trauma, Avaliação em Saúde, Política de Saúde, Odontologia em Saúde Pública, Gastos Públicos com Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Os últimos inquéritos nacionais de saúde bucal revelaram que crianças de 5 anos não estão tendo acesso adequado ao tratamento odontológico. O objetivo geral deste estudo foi analisar economicamente o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) como um programa para a política de saúde bucal no Brasil. Para responder o objetivo a dissertação foi dividida em três planos de trabalho. O primeiro plano trata-se de uma revisão de escopo delineada de acordo com os preceitos do Joana Brigges Institute para verificar quais aspectos apoiam o ART como um programa de saúde bucal. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases: PubMed, Scopus, Web of Science, Lilacs, Embase, Livivo, Open Grey, Google Acadêmico, Cochrane. Para o segundo plano, uma análise econômica completa do tipo custoefetividade foi delineada. O custo do ART foi definido por microcusteio e as taxas de sobrevida após 1 ano (efetividade) foram obtidas em Ensaios Clínicos Randomizados. Árvores de decisão foram modeladas para comparar os cimentos de ionômero de vidro (CIV) utilizados no ART em cavidades simples e compostas, na perspectiva do gestor de saúde local. Uma microssimulação de Monte Carlo estimou o custo-efetividade para tratamento de 1000 dentes decíduos. O software TreeAge Pro foi utilizado para realizar as análises. O último plano simulou o impacto financeiro para a implantação desse programa em um município hipotético com uma população de 1 milhão de habitantes. Para compor a análise, informações foram extraídas do: SBBrasil 2003 e 2010; IBGE; e resultados do segundo plano de trabalho. Cenários hipotéticos foram gerados no software Excel 2019. Na revisão de escopo, 1.699 estudos foram identificados, sendo 37 lidos na íntegra. Observouse como pontos favoráveis ao ART: A sua efetividade, intervenção precoce na cárie dentária, alta aceitabilidade dos pacientes e o aumento da oferta de tratamentos odontológicos. A partir da análise econômica completa, verificou-se que para ART em cavidades simples, a escolha pelo Maxxion R (FGM) apresentou menor custo (R$ 22.945,23), enquanto o Ketac Molar (3M ESPE) apresentou maior efetividade (891,3 dentes). Foram consideradas mais custo-efetivas as alternativas FUJI IX (GC America, RCEI=3,12) e Ketac Molar (RCEI=5,27). Para as cavidades compostas, o Vidrion apresentou maior razão de custo-efetividade (184,594), enquanto o Ketac Molar (RCEI=3,65) foi mais custo-efetivo. A análise do impacto financeiro revelou que em um cenário onde o dente pudesse ser retratado até duas vezes, os custos com o Maxxion seria 24% maior que o Ketac e 23% maior que o FUJI. Ao término dos 4 anos, o número de dentes com falhas é 3,18 vezes maior no Maxxion que no Ketac, e 2,27 vezes maior que no Fuji. Conclui-se que o ART é um programa de saúde bucal economicamente factível no Brasil. Entretanto, os materiais utilizados apresentam diferença no custo-efetividade e os de menor custo podem apresentar uma menor efetividade. Portanto, ao implantar o ART como um programa da política de saúde bucal, o gestor deve levar em consideração a efetividade dos materiais, tendo em vista que a necessidade de repetir o tratamento irá aumentar os custos em saúde bucal em longo prazo.
Interno - 6311314 - ANA MARIA GONDIM VALENCA
Presidente - 1222510 - EDSON HILAN GOMES DE LUCENA