PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RAÍSSA LIMA TOSCANO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAÍSSA LIMA TOSCANO
DATA: 20/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Link da transmissão: https://meet.google.com/uky-qecw-zu
TÍTULO: Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliação da integração ensino-serviço-comunidade nos cursos de graduação em odontologia
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Odontologia; Estudos de validação; Serviços de Integração Docente-Assistencial.
PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia apontam a necessidade dos cursos introduzirem nos seus projetos pedagógicos o Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, é possível verificar lacunas no ensino utilizando o SUS como um cenário real de aprendizagem, sinalizando a falta, inclusive, de instrumentos que avaliem a formação e os estágios. Dessa forma, torna-se necessário o desenvolvimento de instrumentos de mensuração que ofertem objetividade ao processo avaliativo para que seus resultados se desdobrem em mudanças e melhorias na qualidade da formação. Objetivo: Desenvolver e validar um instrumento para avaliar a integração ensino-serviço-comunidade nos cursos de graduação em Odontologia. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico. A construção do instrumento aconteceu a partir da fundamentação teórica sendo definidas as dimensões (1. Envolvimento do coordenador com o processo de Integração Ensino-ServiçoComunidade (IESC); 2. Planejamento da IESC; 3. Implementação da IESC; 4. Execução da IESC; 5. Avaliação da IESC), itens e escalas de resposta. A validação utilizando o Consenso de Delphi modificado ocorreu em duas rodadas e um comitê composto por doze juízes especialistas avaliaram os itens quanto à clareza, objetividade, precisão e relevância e se as escalas Likert refletiam adequadamente o que se esperava medir. Utilizou-se como procedimento categorizador o Índice de Validade de Conteúdo. Sugestões quanto a modificações, inclusão ou eliminação de itens puderam ser feitas determinando quais itens passaram a compor a versão final do instrumento. A avaliação da confiabilidade utilizou o teste Alfa de Cronbach. Um conjunto de 250 coordenadores do cursos de graduação em odontologia foram convidados a participar da pesquisa e obteve-se resposta de vinte. Os resultados foram analisados por meio do SPSS considerando-se a classificação do α ≥ 0,7 para o alfa de Cronbach e o nível de significância quando o p < 0,05. Resultados: Na primeira rodada do Delphi, 5 dimensões e 39 itens foram avaliados, sendo 20 validados em sua forma original por terem alcançado o IVC ≥ 0,8 e os demais reformulados ou excluídos. Na Dimensão 1, 3 itens foram reformulados. Na Dimensão 2, 2 foram reformulados e 1 excluído. Na Dimensão 3 foram reformulados 3 itens. Na Dimensão 4, 6 itens e na Dimensão 5, 4 itens reformulados e 2 novos foram inseridos. As duas escalas Likert de resposta sofreram modificações. Na segunda rodada, foram avaliados 20 itens, dos quais 18 foram validados e 2 excluídos. Totalizando 38 itens validados, assim como ambas escalas. A consistência interna do instrumento determinada por meio do Coeficiente de Confiabilidade Alfa de Cronbach obteve-se o resultado de 0,920 para os 38 itens, sendo considerado um nível muito alto. A terceira dimensão foi excluída do instrumento por apresentar o α negativo. Conclusões: O processo de validação por meio do método do Consenso de Delphi permite que o instrumento se apresente capaz de estabelecer uma relação entre o domínio do coordenador do curso de graduação em Odontologia e a integração ensino-serviçocomunidade. O instrumento final representa uma proposta de avaliação da formação em Odontologia numa perspectiva de aprendizagem com vistas à atuação no SUS.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRO LEITE CAVALCANTI
Presidente - 306485 - WILTON WILNEY NASCIMENTO PADILHA
Interno - 2332212 - YURI WANDERLEY CAVALCANTI