PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAUANY VASCONCELOS SOARES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAUANY VASCONCELOS SOARES DA SILVA
DATA: 16/12/2022
LOCAL: Link da transmissão: a definir
TÍTULO: Influência da reabilitação com próteses totais na qualidade de vida, estado nutricional e função mastigatória de idosos fragilizados e nãofragilizados.
PALAVRAS-CHAVES: Envelhecimento; Saúde bucal; Qualidade de vida relacionada à saúde.
RESUMO: Introdução: A literatura científica atual carece de estudos clínicos que contribuam para tomada de decisão frente idosos fragilizados. O número de idosos edêntulos é utilizado como indicador prévio de saúde bucal e envelhecimento acelerado. Objetivo: Avaliar e comparar idosos fragilizados e não fragilizados acerca da saúde bucal na qualidade de vida, autopercepção da qualidade de vida relacionada a saúde, estado nutricional, eficiência mastigatória e bioimpedância antes e após a instalação de próteses totais convencionais. Metodologia: Foi realizado um ensaio clínico longitudinal não randomizado, no qual participaram 49 idosos. Dentre eles: 21 idosos frágeis, 7 idosos pré frágeis e 21 idosos não frágeis. A classificação dos grupos foi realizada com base no instrumento autorreferido para identificação da síndrome de fragilidade. Os atendimentos foram realizados no setor de Odontologia do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS), localizado no município de João Pessoa-PB. Foram excluídos idosos que apresentaram alterações neurológicas e/ou cognitivas, por meio da aplicação do questionário Mini Exame do Estado Mental. Idosos endêntulos totais com necessidade de substituição das próteses totais foram incluídos a partir de exame clínico realizado por pesquisadores treinados. Foram coletados dados sociodemográficos e avaliados quanto aos seguintes parâmetros: Avaliação da autopercepção da qualidade de vida em relação a saúde, utilizando o questionário SF-12 (Short-Form Health Survey); avaliação do impacto da saúde bucal na qualidade de vida de edêntulos, usando o questionário OHIP-EDENT (Oral Helath Impact Profile); Avaliação do estado nutricional com o questionário MNA-SF; e análise da performance mastigatória através da análise colorimétrica de goma de mascar. Os idosos foram reabilitados e reavaliados nos períodos após 90 contados a partir do ajuste final das novas próteses. Foram obtidos até então 8 retorno. Foram realizadas analises estatísticas descritiva e inferencial por meio dos testes Wilcoxon, Teste t pareado, ANOVA e Kruskall-Wallis considerando-se p<0,05 para comparação entre grupos e tempos de avaliação. Resultados: Em relação ao impacto da reabilitação, observada a redução estatisticamente significativa do percentual de gordura (p=0.031 – MD= 2.475), aumento do escore do MNA (p=0.010 MD= -2.375), maior impacto na qualidade de vida relacionada a saúde bucal (p=0.010 – MD= -33.750) e melhoria da eficiência mastigatória (p=0.014 – MD= 0.261). Não foram observadas diferenças das variáveis: massa magra; IMC e autopercepção da qualidade de vida em relação a saúde. Em relação a comparação entre os grupos, a qualidade de vida geral diferiu estatisticamente entre os grupos frágil e não-frágil (p=0,013). O grupo pré frágil não difere estatisticamente dos grupos frágil (p=0,137) e não frágil (p= 0,857). Houve diferença no MNA entre os grupos não frágil e o pré frágil (p=0,031), bem como entre os grupos não frágil e frágil (p=0,003). O grupo pré frágil e o frágil não diferiram entre si (p=0,961). Os parâmetros: força da mão, percentual de gordura, IMC, massa magra, impacto da saúde bucal na qualidade de vida e eficiência mastigatória não mostraram diferença entre os grupos (p>0,05). Discussão: Os achados na literatura corroboram com os dados obtidos no presente estudo, sendo possível identificar a melhora no estado nutricional e eficiência mastigatória dos indivíduos após a reabilitação. O impacto negativo na saúde bucal na qualidade de vida pode estar relacionada a fase de adaptação protética. A reabilitação com próteses totais melhorou parâmetros nutricionais. Conclusão: Embora seja observada melhora na eficiência mastigatória, provocou o aumento no impacto da saúde bucal na qualidade de vida. Idosos frágeis possuem pior qualidade vida relacionada a saúde e pior escore nutricional. Não foi observada diferença na mastigação e no impacto da saúde bucal na qualidade de vida.
Interno - 3212436 - HUGO RAMALHO SARMENTO
Presidente - 2405870 - LEOPOLDINA DE F DANTAS DE ALMEIDA