PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: PAULA LIMA NOGUEIRA

DISCENTE: PAULA LIMA NOGUEIRA
DATA: 23/01/2023
LOCAL: Auditório do PPGO
TÍTULO: Avaliação in silico e in vitro da atividade antifúngica de um novo derivado cumarínico sobre espécies de Candida
PALAVRAS-CHAVES: Candidíase Bucal; Terapêutica; Antifúngicos; Simulação de Acoplamento Molecular; Cumarínicos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Introdução: O tratamento da candidíase oral é um desafio na Odontologia devido à resistência e toxicidade advindas da terapia antifúngica e, portanto, é necessária a prospecção de novos agentes terapêuticos. Objetivo: Esse estudo objetivou determinar in silico e in vitro a atividade antifúngica contra espécies de Candida e citotoxicidade frente a células humanas de um derivado cumarínico. Metodologia: Analisou-se a interação do composto com alvos da célula fúngica por meio do docking molecular. Realizou-se simulações de dinâmica molecular para avaliar a flexibilidade e a estabilidade das interações na presença de fatores como solvente, íons, pressão e temperatura na ligação com os alvos 1,3β-glucan sintase, esqualeno epoxidase e 14-α-desmetilase. Avaliou-se in vitro a atividade contra espécies de Candida, os possíveis mecanismos de ação, o tempo necessário para a inibição do crescimento fúngico e a associação do composto com nistatina o antifúngico padrão na odontologia pelo método checkerboard. Investigou-se in vitro a citotoxicidade do composto sobre queratinócitos humanos (HaCat). Resultados: O estudo de docking indicou afinidade para todos os alvos avaliados, 1,3β-glucan sintase (1EQP), esqualeno epoxidase (4MAI), δ-14-esterol redutase (4QUV), 14-α-desmetilase (5TZ1) e timidilato sintase (5UIV), com os respectivos valores de energia de ligação -100,39; -81,20; -88,15; -73,15 e -74,80 Kcal/mol. A simulação de dinâmica molecular apontou que na presença de temperatura, pressão, solvente e íons, o composto demonstrou ser capaz de estabelecer ligações fortes e permaneceu no sítio ativo dos alvos avaliados. Os valores da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Fungicida Mínima (CFM) variaram de 67,16 μM (15,6 μg/mL) a 537,28 μM (125,0 μg/mL) conforme cada espécie de Candida. A respeito do mecanismo de ação a CIM não alterou na presença do sorbitol, diferente da presença do ergosterol a CIM elevou o seu valor, indicando o ergosterol da membrana plasmática como um dos seus possíveis alvos. A CIM - 125 µg/mL (538.1 µM) e CIMx2 - 250 µg/mL (1076 µM) do composto não possibilitou crescimento fúngico em um período de pelo menos 24 h, e a cinética de morte indicou que a CIM do composto foi capaz de inibir o crescimento até 36 h (p < 0,0001). A partir desse momento, as células se multiplicaram. A CIMx2, por sua vez, manteve inibição do crescimento durante todo período de análise (p < 0,0001). A associação com nistatina apresentou-se indiferente para ação antifúngica (ICIF=1,25). O composto apresentou IC50a de 100µM indicando pouca atividade citotóxica nessa concentração para queratinócitos humanos conforme a literatura. Conclusão: O composto 7(Pentiloxi)-2H-cromen-2-ona apresentou atividade antifúngica no teste in silico, sendo confirmada nos testes in vitro, além de se manifestar como pouco citotóxico para os queratinócitos, exibindo resultados promissores para uma possível alternativa no tratamento de candidíase oral.
Externo à Instituição - ABRAHAO ALVES DE OLIVEIRA FILHO
Externo ao Programa - 1139999 - DANIELLE DA NOBREGA ALVES