PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDELANY RAMALHO FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDELANY RAMALHO FREIRE
DATA: 28/04/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Determinação socioeconômica e análise de Valoração em Saúde para o Câncer de Boca
PALAVRAS-CHAVES: Neoplasias bucais, Determinantes Sociais da Saúde, Cobertura de Serviços de Saúde, Economia da saúde
RESUMO: O câncer de boca é um problema de saúde pública mundial, no qual a privação socioeconômica pode ser considerada como fator de risco relevante. Estudos epidemiológicos encontraram associações entre más condições socioeconômicas e piores taxas do câncer, embora resultados controversos persistam. A elucidação sobre o papel do contexto socioeconômico pode subsidiar a implantação de políticas públicas de proteção social. Estudos de economia da saúde são úteis para garantir o uso racional dos recursos, de modo compatível com os contextos sociais dos usuários, tornando as políticas implantadas mais efetivas. Objetivou-se investigar a influência de fatores socioeconômicos sobre taxas de câncer de boca, bem como sobre a valoração em saúde acerca da doença. Foi realizado um estudo quantitativo, analítico, com cinco planos de análise (PA). No PA 1, avaliou-se o efeito de fatores socioeconômicos na frequência de diagnósticos de alterações de mucosa oral e no número de hospitalizações por câncer de boca e orofaringe no Brasil. O PA 2 avaliou a influência de indicadores socioeconômicos e investimentos sobre taxas de mortalidade por câncer bucal na América Latina. O PA 3 verificou o efeito da cobertura de serviços públicos de saúde bucal e indicadores socioeconômicos na frequência de hospitalizações e mortalidade pela neoplasia no Brasil. O PA 4 de análise avaliou o impacto de características sócio-demográficas sobre a prevalência de câncer de boca em estágio clínico avançado no Brasil. Para estes estudos ecológicos foram calculadas associações significativas entre variáveis independentes e desfechos, utilizando modelos de regressão logística multivariada. O PA 5 consistiu em um estudo de campo de valoração em saúde para o câncer de boca, verificando a influência do contexto individual e socioeconômico sobre as preferências dos indivíduos, por meio de Aposta Padrão (AP) e Disponibilidade a Pagar (DAP). Regressões multivariadas de Poisson e Binomial Negativa foram desenvolvidas, verificando o efeito das variáveis independentes sobre a AP e DAP, considerando p<0,05 e IC95%. Verificou-se uma maior frequência de diagnósticos de alterações de mucosa e hospitalização de pacientes com câncer de boca em cidades mais desenvolvidas e com maior desigualdade no Brasil. Indivíduos do sexo masculino, com 60 anos ou mais, residentes em países com maior desigualdade e maior gasto com saúde per capita, estiveram associados a maior taxa de mortalidade por câncer bucal na América Latina. Cidades brasileiras com maior população e Índice de Desenvolvimento Humano, mais desiguais e com menor cobertura de serviços de saúde bucal tiveram maior risco acumulado quanto à ocorrência de casos, bem como quanto à frequência de óbitos pelo câncer de boca. Maior prevalência de câncer de boca em estágio clínico avançado no Brasil foi verificada em indivíduos com maior escolaridade, ausência de parceiro e mais velhos. Quanto à valoração em saúde para o câncer de boca, participantes mais jovens e com menor escolaridade demonstraram menor AP para um possível tratamento, aceitando menos riscos. Para a DAP, indivíduos do sexo masculino, com menor renda e maior impacto da saúde bucal na qualidade de vida estariam dispostos a pagar menos por um tratamento. Conclui-se que os fatores socioeconômicos estão fortemente associados ao câncer de boca, sendo a desigualdade, baixa escolaridade, sexo e idade fatores de maior relevância. Além disso, esse contexto também influencia na valoração em saúde para o câncer de boca.
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS PEREIRA
Presidente - 1222510 - EDSON HILAN GOMES DE LUCENA