PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI VICTOR DE MEDEIROS MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YURI VICTOR DE MEDEIROS MARTINS
DATA: 29/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Uso de recursos à distância
TÍTULO: A Educação Permanente em Saúde e sua relação com os processos de trabalho nos Centros de Especialidades Odontológicas.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Permanente. Gestão em Saúde. Serviços de Saúde Bucal. Autoavaliação.
PÁGINAS: 82
RESUMO: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, instituída no Brasil em 2004, surgiu como uma base teórica e metodológica de instruções para a formação e desenvolvimento de trabalhadores em saúde, além de diretrizes e dispositivos para a sua implementação. Compreende a qualificação dos trabalhadores como prioritariamente baseada nas necessidades de saúde e na realidade local e objetiva a reformulação das práticas profissionais e a própria organização do trabalho. A estruturação dos processos de trabalho deve ser baseada na problematização da prática. Assim, a Educação Permanente em Saúde procura atingir uma formação técnica primordial aliada ao trabalho em equipe multidisciplinar e ao caráter social da ação educativa realizada no trabalho. Os objetivos desse estudo foram analisar as ações de Educação em Permanente em Saúde e seu impacto na integralidade do processo de trabalho dentro das rotinas da atenção de média complexidade em Odontologia; analisar as ações de Educação em Permanente em Saúde e sua influência na integralidade do processo de trabalho dentro das rotinas da atenção de média complexidade em Odontologia e seus impactos diretos na rotina da atenção básica e analisar a autoavaliação e seu impacto nos indicadores de produção e certificação dos Centros de Especialidades Odontológicas. Trata-se de um estudo transversal exploratório baseado em dados secundários do 2º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas. Foram ajustados modelos de regressão logística obtido por meio de análises bivariadas, que assumiram um nível de significância estatística de 5%. Resultados mostraram que que onde há matriciamento ou ações de apoio, há 26 vezes mais chances de acontecerem ações de educação permanente, assim como a presença de um gerente com formação em Saúde Coletiva, incentivo, gratificação ou prêmio financeiro dados aos profissionais por desempenho, planejamentos e avaliações organizados de forma periódica e a prática da autoavaliação aumentam a chance dessas ações de educação acontecerem. A análise evidenciou que nos CEO onde se trabalha a EPS conjuntamente com os profissionais da atenção básica, há 2 vezes mais chances de haver uma construção conjunta de projetos terapêuticos e 3 vezes mais chances de acontecerem discussões e construções de protocolos clínicos. Evidenciou-se neste estudo a relação existente entre ações de Educação Permanente em Saúde e o fortalecimento da integralidade do cuidado na assistência odontológica de média complexidade praticada nos Centros de Especialidades Odontológicas e sua influência na atenção básica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1222510 - EDSON HILAN GOMES DE LUCENA
Externo à Instituição - ISABELA PINHEIRO CAVALCANTI LIMA
Interno - 2332212 - YURI WANDERLEY CAVALCANTI