PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: YURI VICTOR DE MEDEIROS MARTINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YURI VICTOR DE MEDEIROS MARTINS
DATA: 17/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Loca/Link da transmissão: (defesa híbrida)
TÍTULO: A Educação Permanente em Saúde e sua relação com os processos de trabalho nos Centros de Especialidades Odontológicas
PALAVRAS-CHAVES: Educação Permanente; Integralidade em Saúde; Serviços de Saúde Bucal; Gestão em Saúde; Autoavaliação
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, instituída no Brasil em 2004, surgiu como uma base teórica e metodológica de instruções para a formação e desenvolvimento de trabalhadores em saúde, além de diretrizes e dispositivos para a sua implementação. Compreende a qualificação dos trabalhadores como prioritariamente baseada nas necessidades de saúde e na realidade local e objetiva a reformulação das práticas profissionais e a própria organização do trabalho. A estruturação dos processos de trabalho deve ser baseada na problematização da prática. Assim, a Educação Permanente em Saúde responde pelo caráter social da ação educativa realizada no trabalho aliada ao trabalho em equipe multidisciplinar e procura atingir uma formação técnica primordial. O objetivo geral desta tese foi conhecer como as ações de Educação em Permanente em Saúde estão inseridas dentro da rotina de trabalho na atenção de média complexidade em Odontologia. Os objetivos específicos foram: a)analisar a relação das ações de Educação Permanente em Saúde com o processo de trabalho e o impacto na integralidade nas rotinas da atenção de média complexidade em Odontologia; b) analisar as ações de Educação Permanente em Saúde e sua associação com a integralidade do processo de trabalho dentro das rotinas da atenção de média complexidade em Odontologia e seus impactos na atenção básica; c) verificar o impacto que as ações de Educação Permanente em Saúde podem gerar nos estabelecimentos de assistência à saúde bucal de um município, ao considerar e usar a opinião dos usuários em seus planejamentos e d) verificar a importância da autoavaliação para a produção e a certificação dos Centros de Especialidades Odontológicas. Trata-se de um estudo transversal exploratório baseado em dados secundários do 2º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas. Foram ajustados modelos de regressão logística obtidos por meio de análises bivariadas, que assumiram um nível de significância estatística de 5%. Resultados mostraram que onde há matriciamento ou ações de apoio, há 26 vezes mais chances de acontecerem ações de educação permanente, assim como a presença de um gerente com formação em Saúde Coletiva, incentivo, gratificação ou prêmio financeiro dados aos profissionais por desempenho, planejamentos e avaliações organizados de forma periódica e a prática da autoavaliação aumentam a chance dessas ações de educação acontecerem. A análise evidenciou que nos Centros onde a Educação Permanente em Saúde é realizada de modo integrado com os profissionais da atenção básica, há 2 vezes mais chances de haver uma construção conjunta de projetos terapêuticos e 3 vezes mais chances de acontecerem discussões e construções de protocolos clínicos. Evidenciou-se neste estudo a relação existente entre ações de Educação Permanente em Saúde e o fortalecimento da integralidade do cuidado na assistência odontológica de média complexidade praticada nos Centros de Especialidades Odontológicas e sua influência na atenção básica, além do fortalecimento do controle social.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDREIA MEDEIROS RODRIGUES CARDOSO
Interno - 1222510 - EDSON HILAN GOMES DE LUCENA
Externo à Instituição - ISABELA PINHEIRO CAVALCANTI LIMA
Presidente - 306485 - WILTON WILNEY NASCIMENTO PADILHA
Interno - 2332212 - YURI WANDERLEY CAVALCANTI