PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISIS MORAIS BEZERRA MUNIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISIS MORAIS BEZERRA MUNIZ
DATA: 18/10/2023
LOCAL: Auditório do PPGO
TÍTULO: Efeito antimicrobiano de um colutório experimental em um modelo de cárie dentária radicular
PALAVRAS-CHAVES: Cárie dentária; Produtos Biológicos; Diabetes Mellitus; Candida albicans; Streptococcus mutans
RESUMO: A cárie dentária ainda é considerada um dos maiores desafios da saúde pública, acometendo uma elevada parcela da população mundial. A temática a cerca da cárie radicular vem sendo alvo de estudos devido aumento de sua prevalência. O motivo atribuído a este fato é o aumento da expectativa de vida da população, em que consequentemente os indivíduos permanecem com os dentes por mais tempo. Em pacientes imunocomprometidos, as comunidades microbianas são capazes de exacerbar seus fatores de virulência, desencadeando consequências adversas para a saúde oral. Pacientes diabéticos, especialmente os descompensados, são mais susceptíveis a determinados tipos de alterações orais, como alterações salivares e cárie dentária. A validação de modelos que avaliem as interações microbianas bem como o efeito de substâncias que auxiliem na prevenção e tratamento da cárie se faz necessário, principalmente simulando condições clínicas frequentes, como a diabetes. Avaliou-se, in vitro, o efeito antimicrobiano, de um colutório experimental à base de cinamaldeído em biofilmes duoespécie, em um modelo de cárie radicular com elevada concentração de glicose. Foram confeccionados espécimes (n=6/grupo) de dentina bovina (5×5×1mm) e realizado processo de indução de lesão artificial de cárie. O inóculo foi padronizado em 106 e 108 UFC/mL para C. albicans (ATCC 90028) e S. mutans (UA195), respectivamente. Os espécimes foram inseridos em placas de 24 poços e a película salivar humana foi induzida (1h). Em seguida, os biofilmes foram semeados utilizando BHI com 1% de sacarose. Após 4 horas, o meio de cultura foi removido e inseriu-se TYE com glicose à 100 mM, simulando concentrações salivares de um indivíduo diabético. Diariamente, o biofilme foi exposto à sacarose 10%, três vezes ao dia, simulando episódios de fartura e miséria. Ao final de cada dia, as amostras foram submetidas aos tratamentos com colutório experimental a base de cinamaldeído 1% e de fluoreto de sódio 0,5%. Clorexidina 0,12% e salina 0,9% foram utilizados como controles positivo e negativo, respectivamente. Após 96h, os efeitos do colutório, bem como a análise das interações microbianas foram avaliadas a partir dos ensaios de viabilidade celular (UFC/mL), dosagem de polissacarídeos extracelulares solúveis e insolúveis (PECs e PECis) (µg/mL), dosagem de proteínas totais (PT) (g/dL), atividade de fosfolipases, quantificação de cálcio (mg/mL), análise do metabolismo celular por meio do teste de MTT e rugosidade superficial por perfilometria óptica. O software SPSS foi empregado para análise dos dados. Os dados de UFC/mL, dosagem de Polissacarídeos Solúveis e insolúveis, Quantificação de Cálcio e MTT foram submetidos aos testes ANOVA e Tukey (α=5%). Os dados de Dosagem de Proteínas Totais, Atividade de Fosfolipases e de Perfilometria foram submetidos aos testes Kruskal- Wallis e Mann- Whitney (α<5%). Verificou-se que a contagem de UFC/mL em ambos os meios de cultura, dosagem de PECs e PECis, atividade de fosfolipase e concentração de cálcio no meio de cultura, não diferiram estatisticamente entre os grupos avaliados (p>0,05). Quanto à dosagem de Proteínas Totais, verificou-se que os grupos flúor, cinamaldeído e clorexidina 0,12% diferiram do controle de crescimento (p<0,05), sem diferenças entre si (p>0,05), apresentando redução da produção de proteínas pelo biofilme. Quanto ao teste de MTT a clorexidina 0,12% apresentou atividade superior quanto aos demais tratamentos (p<0,05). Observou-se que o grupo controle de crescimento apresentou valores superiores de rugosidade, sendo estatisticamente diferente de todos os demais (p<0,05). O cinamaldeído não apresentou efeito antimicrobiano significativo, comparado ao fluoreto de sódio, clorexidina 0,12% ou salina, em meio suplementado com alta concentração de glicose. Este estudo tem um caráter de inovação a partir da proposta de uma substância ainda não utilizada para fins de prevenção da cárie dentária e controle do biofilme oral. Os estudos na área da fitoterapia têm sido alavancados nos últimos anos considerando o desenvolvimento científico da região nordeste, em especial o desta instituição. A investigação do potencial efeito do cinamaldeído busca contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de combate a infecções orais, proporcionando uma melhor compreensão dos benefícios terapêuticos dessa substância. O conhecimento sobre novas substâncias antimicrobianas pode abrir um leque de alternativas para que novas terapias sejam desenvolvidas voltados ao controle do biofilme e seus agravos.
Externo à Instituição - MARIANA LEONEL MARTINS
Externo à Instituição - TATIANA KELLY DA SILVA FIDALGO