PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LETÍCIA BARBOSA RAYMUNDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LETÍCIA BARBOSA RAYMUNDO
DATA: 16/10/2023
LOCAL: Laboratório de Odontologia Digital e https://meetings.ipvideotalk.com/211810951
TÍTULO: Saúde Bucal de Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil: revisão de escopo e inquérito epidemiológico em território quilombola na cidade de João Pessoa-PB.
PALAVRAS-CHAVES: Índice CPOD. Disparidades nas Condições de Saúde. Povos Indígenas. Inquéritos de Saúde Bucal.
RESUMO: Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Brasil são, em sua maioria, afetados pelas iniquidades em saúde e, consequentemente, em saúde bucal. O levantamento de informações epidemiológicas acerca do estado de saúde bucal é o passo inicial para tornar a situação epidemiológica visível. Dessa forma o objetivo desta dissertação é elucidar a condição de saúde de PCTs e, para isso, foram desenvolvidos dois planos de trabalho. O primeiro plano de trabalho consistiu em elaborar o protocolo de uma revisão de escopo com o objetivo de mapear as evidências disponíveis sobre as pesquisas de saúde bucal dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) no Brasil, por meio de estudos primários, respondendo à seguinte pergunta: "Quais evidências estão disponíveis sobre as pesquisas de saúde bucal dos Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil?". O protocolo final foi registrado na Open Science Frameword (DOI 10.17605/OSF.IO/BQ5J3). Em seguida, foi realizada a revisão de escopo considerando a estratégia Problema, Conceito e Contexto, conforme estabelecido pelo Instituto Joanna Briggs. A estratégia de busca considerou termos do Medical Subject Headings, sinônimos e termos livres relevantes sobre inquéritos epidemiológicos em saúde bucal e PCTs no Brasil, sem limites de dados, idioma, assunto ou tipo de busca, nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scopus, Web of Science e Embase. As buscas bibliográficas foram atualizadas até julho de 2023. Na primeira etapa do processo de seleção dos estudos, foram encontradas um total de 401 citações. Desses 401 estudos, 211 eram estudos duplicados e foram removidos. Com base no título, resumo e palavras-chave, foram removidos 136 estudos que reportavam dados secundários ou estudos inespecíficos e não representativos para os PCTs. Na segunda etapa de seleção, 62 estudos foram lidos na íntegra e incluídos na revisão. Ocorreu a inserção de forma manual de 2 estudos. Os estudos incluídos foram publicados entre os anos 1968 e 2023. Do total, 46 estudos investigaram a condição de saúde bucal de povos indígenas, 14 estudos investigaram a condição de saúde bucal comunidades quilombolas, e 4 estudos investigaram a condição de saúde bucal de povos ribeirinhos. Não foram localizados na busca estudos sobre povos ciganos. A maior parte dos estudos (n=62) foram do tipo transversal, com PCTs localizados nas regiões Nordeste (n=20) e Centro-Oeste do país (n=16). O tamanho amostral dos estudos variou entre 17 e 2246 indivíduos. Apenas dois estudos não explicitaram o número amostral. Com relação a faixa etária, a maior parte dos estudos (n=43) não utilizaram critérios de idade ou idades índices e avaliaram diversas faixas etárias, desde crianças, adolescentes, adultos a idosos ao mesmo tempo. Apenas um estudo avaliou todas as idades índices (5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, 65 a 74 anos). A condição de saúde bucal predominantemente avaliada nos inquéritos realizados foi a prevalência de cárie dentária (n=11), seguida de doença periodontal (n=8). Em seguida, tendo em vista a lacuna nos estudos sobre a saúde bucal de comunidades quilombolas, no segundo plano de trabalho, foi realizado um inquérito epidemiológico transversal, de base populacional em um território quilombola no município de João Pessoa-PB, com crianças de 4 a 8 anos. O objetivo deste segundo plano foi avaliar a prevalência e a severidade da cárie dentária por meio de exames intrabucais, e seus fatores associados, como fatores sociodemográficos e socioeconômicos, e fatores nutricionais, medidos por meio do potencial cariogênico da dieta e por meio da insegurança alimentar. Foram realizados exames em 122 crianças no território quilombola. Os dados estão sendo processados para produzir uma análise adotando um modelo de regressão multinível.
Presidente - 1222510 - EDSON HILAN GOMES DE LUCENA
Externo ao Programa - 1647161 - TALITHA RODRIGUES RIBEIRO FERNANDES PESSOA