PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: ISIS MORAIS BEZERRA MUNIZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISIS MORAIS BEZERRA MUNIZ
DATA: 20/12/2023
LOCAL: Auditório PPGO
TÍTULO: Efeito antimicrobiano de um colutório experimental com cinamaldeído sobre biofilmes duoespécie em um modelo de cárie radicular com elevada concentração de glicose
PALAVRAS-CHAVES: Cárie Radicular; Produtos Biológicos; Diabetes Mellitus; Candida albicans; Streptococcus mutans.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: A cárie dentária ainda é considerada um desafio da saúde pública, acometendo uma elevada parcela da população mundial. A temática acerca da cárie radicular vem sendo alvo de estudos devido ao aumento de sua prevalência. O motivo atribuído a este fato é a crescente expectativa de vida da população, em que consequentemente os indivíduos permanecem com os dentes por mais tempo. Em pacientes imunocomprometidos, as comunidades microbianas são capazes de exacerbar seus fatores de virulência, desencadeando consequências adversas para a saúde oral. Pacientes diabéticos, especialmente aqueles sem controle glicêmico, são mais susceptíveis a determinados tipos de alterações orais, como alterações salivares e cárie dentária. A validação de modelos que avaliem as interações microbianas, bem como o efeito de substâncias que auxiliem na prevenção e tratamento da cárie se fazem necessários, principalmente simulando condições clínicas frequentes, como o diabetes. Avaliou-se, in vitro, o efeito antimicrobiano, de um colutório experimental com cinamaldeído em biofilmes duoespécie, em um modelo de cárie radicular com elevada concentração de glicose. Foram confeccionados espécimes (n=6/grupo) de dentina bovina (5×5×1mm) e realizado processo de indução de lesão artificial de cárie. O inóculo foi padronizado em 106 e 108 UFC/mL para C. albicans (ATCC 90028) e S. mutans (UA159), respectivamente. Os espécimes foram inseridos em placas de 24 poços e colocados em contato com saliva humana para adsorção da película adquirida (1h). Em seguida, os biofilmes foram semeados utilizando TYE com 1% de sacarose. Após 4 horas, o meio de cultura foi removido e inseriu-se TYE com 100 mM de glicose, simulando concentrações salivares de um indivíduo diabético. Diariamente, o biofilme foi exposto à solução de sacarose 10%, três vezes ao dia, simulando episódios de fartura e miséria. Ao final de cada dia, as amostras foram expostas aos seguintes tratamentos: exposição ao colutório experimental com cinamaldeído 1% (CIN), colutório com fluoreto de sódio 0,05%(NaF), clorexidina 0,12% (CHX) (controle positivo) e salina 0,9% e (controle de crescimento). Após 96h, os efeitos do colutório, bem como a análise das interações microbianas foram avaliadas a partir dos ensaios de viabilidade celular (UFC/mL) em placas de Ágar Saburaud Dextrose (ASD) e Ágar Mitis Salivarius (MSA), dosagem de polissacarídeos extracelulares solúveis e insolúveis (PECs e PECis) (µg/mL), dosagem de proteínas totais (PT) (g/dL), atividade de fosfolipase (Pz valor, mm), quantificação de cálcio (mg/mL), análise do metabolismo celular por meio do teste de MTT, rugosidade superficial por perfilometria óptica (μm), e avaliação metabolômica do biofilme. O software SPSS foi empregado para análise dos dados. Os dados de Quantificação de Cálcio e MTT foram submetidos aos testes ANOVA e Tukey (α<5%). Os dados de dosagem de UFC/mL, PECs, PECis, PT e rugosidade superficial por perfilometria foram submetidos aos testes Kruskal- Wallis e Mann- Whitney (α<5%). A atividade de fosfolipase foi avaliada semi- quantitativamente e os dados metabolômicos por análise discriminante de mínimos quadrados parciais (PLS-DA) e esparsos (S-PLS-DA).Verificou-se que a contagem de UFC/mL em ambos os meios de cultura (ASD e MSA), dosagem de PECs e PECis, atividade de fosfolipase e concentração de cálcio no meio de cultura não diferiram estatisticamente entre os grupos avaliados (p>0,05). Quanto à dosagem de PT, verificou-se que os grupos NaF, CIN e CHX diferiram da salina (p<0,05), sem diferenças entre si (p>0,05), apresentando redução da produção de proteínas pelo biofilme. Quanto ao teste de MTT, a CHX apresentou atividade superior quanto aos demais tratamentos (p<0,05). O grupo salina apresentou valores superiores de rugosidade, sendo estatisticamente diferente de todos os demais (p<0,05). A análise PLS-DA demonstrou uma pequena diferença quando comparados os grupos salina e NaF com os grupos CHX e CIN (Acc = 46,00%, R2 = 39,79%, Q2 = -1,47%). A análise S-PLS-DA demonstrou uma diferenciação mais evidente quando comparado a salina e outros grupos, em especial os grupos CHX e CIN. O escore VIP demonstrou uma variação importante entre os grupos. O CIN não apresentou efeito antimicrobiano significativo, comparado ao NaF, CHX ou salina, em meio suplementado com alta concentração de glicose. A investigação do potencial efeito do cinamaldeído busca contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de combate a infecções orais, proporcionando uma melhor compreensão dos benefícios terapêuticos dessa substância. O conhecimento sobre novas substâncias antimicrobianas pode abrir um leque de alternativas para que novas terapias sejam desenvolvidas voltados ao controle do biofilme e seus agravos.
Externo à Instituição - CASSIANO FRANCISCO WEEGE NONAKA
Presidente - 2405870 - LEOPOLDINA DE F DANTAS DE ALMEIDA