PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL FURTADO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL FURTADO SILVA
DATA: 13/12/2023
LOCAL: Auditório do PPGO
TÍTULO: Avaliação antifúngica do óleo essencial de Lippia origanoides Kunth. sobre espécies de Candida isoladas de pacientes em tratamento oncológico
PALAVRAS-CHAVES: Candidíase bucal; Lippia; Resistência fúngica a medicamentos; Antifúngico; Neoplasias de cabeça e pescoço
RESUMO: A predominância das indicações de radioterapia no tratamento oncológico dos cânceres da região de cabeça e pescoço reflete o crescente número de diagnósticos tardios. Como consequência, a candidíase bucal é uma manifestação frequentemente encontrada em pacientes que concluíram tratamento radioterápico de neoplasias em região de cabeça e pescoço, provocando um aumento da morbidade e mortalidade nesses pacientes devido ao imunocomprometimento e à disseminação da infecção fúngica. Além disso, a citotoxicidade apresentada pelos antifúngicos convencionais e o aumento da resistência fúngica, são uma preocupação atual. Este estudo teve por objetivo a identificação do perfil epidemiológico atual dos pacientes diagnosticados com câncer em região de cabeça e pescoço, e avaliar a atividade antifúngica e citotoxicidade do óleo essencial de L. origanoides Kunth. (OE) e um fitoconstituinte, eucaliptol (EUC), sobre espécies clínicas isoladas de Candida. Este estudo realizou uma avaliação epidemiológica com análise dos aspectos sociodemográficos, clínicos e terapêuticos de pacientes com diagnóstico de neoplasia maligna na região de cabeça e pescoço, realizou coleta micológica da cavidade bucal de pacientes que concluíram tratamento radioterápico, e realizou experimentos in vitro para determinação da concentração inibitória mínima, concentração fungicida mínima, ensaio com sorbitol e ergosterol, associação com antifúngicos padrões, e avaliou o potencial hemolítico em eritrócitos humanos do OE e EUC, em leveduras clínicas isoladas no estudo. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial uni e bivariada. Os procedimentos descritivos, foram apresentados em frequências e percentuais, enquanto foram utilizados os testes Qui-Quadrado e cálculo do coeficiente V de Cramer para os procedimentos inferenciais. Para a interpretação das informações, foi considerado um nível de significância de 5% (p < 0,05) e intervalo de confiança de 95%. Os achados demonstraram maior prevalência de câncer em homens, com idade superior a 50 anos, fenótipo feoderma, com escolaridade de ensino fundamental incompleto. Foi identificada uma alteração no perfil da infecção fúngica, observando predominância da linhagem Candida tropicalis, além da intrigante e inédita identificação de infecção da cavidade bucal por Candida magnoliae.. O OE e EUC possuem atividade antifúngica com potencial fungicida sobre as linhagens isoladas, as quais demonstraram resistência à nistatina e anfotericina B. Os achados sugerem que seu mecanismo de ação seja na membrana plasmática fúngica, além da observação de efeito de aditividade na associação de OE com anfotericina B, e EUC com nistatina. Os resultados desta pesquisa demonstram a relevância do monitoramento da resistência fúngica e também do desenvolvimento de novos antimicrobianos na promoção da saúde e sobrevida do paciente oncológico.
Presidente - 1051035 - EDUARDO DIAS RIBEIRO
Externo ao Programa - 2301021 - HELOISA HELENA PINHO VELOSO