PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENO ESTEVAM SILVA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENO ESTEVAM SILVA DE SOUZA
DATA: 05/02/2024
LOCAL: Laboratório de Odontologia Digital – Centro de Ciências da Saúde
TÍTULO: A pandemia da COVID-19 e a relação com a saúde mental de estudantes de pósgraduação: uma revisão de escopo.
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Mental, Programas de Pós-Graduação em Saúde, COVID-19, Pandemias, Esgotamento Emocional.
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi realização do mapeamento dos estudos sobre a pandemia da COVID-19 e a relação com a saúde mental de pós-graduandos no nível stricto sensu (mestrandos e doutorandos). Trata-se de uma revisão de escopo, desenvolvida de acordo com as orientações do Manual do Instituto Joanna Briggs e registrado na Open Science Framework (DOI: https://osf.io/jbem6). Para a criação da pergunta da pesquisa foi utilizado o acrônimo PCC (population, concept e context). Portanto, “population (P)” foi definido como estudantes dos diferentes níveis da pós-graduação Stricto sensu – mestrado e doutorado, enquanto “concept (C)” foi determinado como saúde mental, onde iremos abordar as psicopatologias que mais acometeram esta população. Por último, definiu-se o “context (C)” para englobar os estudos que discutam sobre saúde mental nos diferentes níveis da pós graduação durante o período da pandemia de COVID-19, para que, a partir disso, obtenhamos a resposta da seguinte questão: “Quais foram os impactos na saúde mental dos estudantes de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) durante o período da pandemia da COVID-19??”. A coleta dos dados foi realizada nas bases PubMed via MEDLINE, Web of Science, SciVerse Scopus (Elsevier), Embase, PsycINFO, LILACS via BVS, ProQuest Dissertations & Theses Global e Google Scholar entre janeiro de 2023 a julho de 2023. Para organização e seleção dos estudos utilizamos o software Rayyan, para realizar a remoção das duplicidades e leitura dos artigos por dois revisores de forma independente, orientados pelos critérios de inclusão e exclusão definidos, no primeiro momento os artigos foram selecionados após leitura por título e resumo e os artigos em discordância foram selecionados reunião de consenso para solucionar as discordâncias, como recomenda o JBI, e seguir para a leitura total dos artigos selecionado. O processo de seleção e a apresentação dos resultados seguiu as diretrizes PRISMA-ScR. Para análise dos dados quantitativos utilizamos a estatística descritiva simples e para os dados qualitativos a análise temática. O processo de extração de dados seguiu o preenchimento de um formulário desenvolvido pelos autores contendo informações básicas sobre os estudos elegíveis. O formulário incluiu: autor, título, ano de publicação, país, periódico, desenho do estudo, objetivo, participantes, técnica da coleta de dados, resultados, impactos da COVID-19 na saúde mental dos mestrandos e doutorandos e endereço eletrônico dos artigos (DOI/URL). A partir dos estudos incluídos foi construída uma síntese narrativa descrevendo as características coletadas de cada estudo. Com a sistematização foi realizada a extração dos dados apresentados em forma fluxograma, quadros e figuras. Após a extração dos artigos nas bases de dados foram identificados 2.575 artigos, sendo 2.384 na literatura branca e 191 na literatura cinzenta. Foram removidas 1.153 duplicadas o que resultou em 1.422 artigos elegíveis para a leitura por título e resumo. A partir dessa leitura, 1325 foram excluídos por não responderem à questão da pesquisa e 97 foram selecionados para serem lidos na íntegra. Após a leitura final, 74 artigos não cumpriam os critérios para elegibilidade, fazendo com o que 23 artigos fossem selecionados para compor a revisão. A revisão de escopo final apresentará as principais descobertas, desafios, limitações e possíveis lacunas de pesquisa sobre a pandemia da COVID-19 e sua relação com a saúde mental dos estudantes de pós-graduação.
Interno - 2527943 - ELIANE BATISTA DE MEDEIROS SERPA
Presidente - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE