PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: DANIEL FURTADO SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL FURTADO SILVA
DATA: 23/01/2024
LOCAL: Auditório do PPGO
TÍTULO: Avaliação antifúngica do óleo essencial de Lippia origanoides Kunth. sobre Candida spp. isoladas de pacientes oncológicos.
PALAVRAS-CHAVES: Candidíase bucal; Lippia; Resistência fúngica a medicamentos; Antifúngico; Neoplasias de cabeça e pescoço.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: : Introdução: A candidíase bucal é uma manifestação frequentemente encontrada após tratamento radioterápico de pacientes com neoplasias em região de cabeça e pescoço, que pode gerar um aumento da morbidade e mortalidade devido ao imunocomprometimento e disseminação da infecção fúngica. A citotoxicidade apresentada pelos antifúngicos convencionais e o aumento da resistência fúngica também são uma preocupação atual. Objetivos: Identificar o perfil epidemiológico atual dos pacientes diagnosticados com neoplasias malignas localizadas anatomicamente em região de cabeça e pescoço, avaliar a atividade antifúngica e citotoxicidade do óleo essencial de L. origanoides Kunth. (OE) e eucaliptol (EUC), sobre isolados de Candida spp. Materiais e métodos: Este estudo avaliou os aspectos sociodemográficos, clínicos e terapêuticos desses pacientes oncológicos. Foi realizada coleta micológica da cavidade bucal de pacientes que concluíram tratamento radioterápico. Experimentos in vitro foram realizados para avaliar a Concentração Inibitória Mínima (CIM), Concentração Fungicida Mínima (CFM), mecanismo de ação, e associação com antifúngicos padrões. Também foi avaliado o potencial hemolítico em eritrócitos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial uni e bivariada, com uso dos testes Qui-Quadrado e cálculo do coeficiente V de Cramer. Para a interpretação dos dados, foi considerado um nível de significância de 5% (p < 0,05) e intervalo de confiança de 95%. Resultados: Os achados demonstraram maior prevalência de neoplasia em homens, acima de 50 anos, feodermas, com ensino fundamental incompleto. Alteração no perfil da infecção fúngica foi identificada, observando predominância de Candida tropicalis, além da inédita identificação de infecção da cavidade bucal por Candida magnoliae. O OE e EUC apresentaram potencial fungicida sobre as linhagens isoladas, com resistência à nistatina e anfotericina B. Os achados sugerem atuação na membrana plasmática fúngica, além do efeito de aditividade na associação do OE com anfotericina B, e EUC com nistatina. Conclusão: Os resultados desta pesquisa demonstram a relevância do monitoramento da resistência fúngica e também do desenvolvimento de novos antimicrobianos na promoção da saúde e sobrevida do paciente oncológico.
Presidente - 333921 - EDELTRUDES DE OLIVEIRA LIMA
Externo ao Programa - 2301021 - HELOISA HELENA PINHO VELOSO