PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS GUEDES ALCOFORADO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIS GUEDES ALCOFORADO DE CARVALHO
DATA: 23/10/2017
LOCAL: Sala de Teleconferências do HU
TÍTULO: EPIDEMIOLOGIA DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO NO BRASIL: UM ESTUDO DE SÉRIE TEMPORAL SOBRE FATORES DE RISCO E ANÁLISE DE TENDÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Neoplasia de cabeça e pescoço; Base de dados; Tendência
RESUMO: Resumo: Objetivou-se caracterizar os fatores de risco para o carcinoma de células escamosas (CCE) localizado em cabeça e pescoço no Brasil, utilizando dados dos Registros Hospitalares de Câncer brasileiro . Trata-se de um estudo ecológico, de base populacional, conduzido a partir da análise de 30.098 registros de CCE em região de cabeça e pescço no Brasil no período de 15 anos sequenciais. A análise estatística descrtiva foi realizada nos softwares IBM SPSS (21.0), para a análise inferencial dos dados foi utilizado o programa R versão 2.15.3. Para as análises de tendência utilizou-se o software Joipoint. Resultados: Há uma predileção por indivíduos do sexo masculino (79,5%), cor de pele branca (53,2%), com baixa escolaridade (54,1%), sem diagnóstico prévio de câncer (47,2%) e que possuem ou já possuíram o hábito de fumar (90,3%) e/ou beber (89,5%). A localização anatômica com maior predileção pelo CCE é a cavidade oral (38,6%). Identificou-se que o histórico familiar não é fator determinante para o acometimento do CCE em cabeça e pescoço (38,2%). São fatores associados a ocorrência do CCE na região de cabeça e pescoço: a idade (OR = 1,016); não possuir histórico familiar de câncer (OR = 1,056); ser ex-consumidor (OR = 2,6185) ou consumidor (OR = 1,943) de álcool; ser ex-consumidor (OR = 1,939) ou consumidor (OR = 3,764) dos derivados do tabaco e ter tido algum diagnóstico anterior para um câncer e não ter realizado tratamento (OR = 1,869). Para as análises de tendência, os dados agrupados mostraram uma redução estatisticamente significante na incidência de câncer em indivíduos jovens na cavidade oral (APC= -2,30), orofaringe (APC=2.34), laringe (APC=5.36) e hipofaringe (APC=1.31). Já para indivíduos com idade avançada foi observado um aumento estatisticamente significante para a cavidade oral (APC=0.34), orofaringe (APC= 0.32) e laringe (APC=0.43)Em relação ao nível de escolaridade observou-se uma redução estatisticamente significante na incidência de câncer em indivíduos sem escolaridade para a localização na cavidade oral (APC=3.22) e orofaringe (APC= 4.66). Conclui-se que o CCE em região de de cabeça e pescoço é mais frequente na cavidade oral de indivíduos do sexo masculino, raça branca, baixa escolaridade e sem histórico anterior de câncer, sendo o tabagismo e etilismo potenciais fatores asociados à ocorrência dessa patologia. Observa-se que há uma diminuição na incidência em indivíduos jovens e com baixa escolaridade, já em indivíduos com mais idade existe um aumento na incidência.
Presidente - 1490571 - ANDRE ULISSES DANTAS BATISTA
Externo à Instituição - DYEGO LEANDRO BEZERRA SOUSA