PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: NIELSON FIRMINO DE OLIVEIRA

DISCENTE: NIELSON FIRMINO DE OLIVEIRA
DATA: 14/12/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O ESPETÁCULO SEMIÓTICO DA LITERATURA SURDA ADAPTADA NO GÊNERO DRAMA
PALAVRAS-CHAVES: Semiótica, drama, literatura surda, adaptação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta pesquisa apresenta um estudo desenvolvido no curso de mestrado do programa de pós-graduação em letras (PPGL-UFPB), tendo como objeto de estudo a literatura produzida na comunidade surda brasileira do tipo adaptada no gênero drama. Seu objetivo geral é analisar o espetáculo semiótico de uma obra literária do gênero drama adaptada nesta comunidade linguística. Este macro objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: Catalogar as obras disponíveis do gênero drama adaptadas na comunidade surda brasileira; Identificar os valores semióticos na obra literária selecionada; Analisar a obra com base nos níveis do percurso gerativo de sentido estudado pela Semiótica Greimasiana. Nesta discussão inédita exploramos a categorização apresentada por Peixoto (2023) que aborda a literatura produzida pela comunidade surda e subdivide-a em literatura surda, literatura em Libras e outras produções literárias de integrantes desta comunidade linguística. Norteando esta pesquisa, temos como base a Semiótica Greimasiana, para identificar os elementos do percurso gerativo de sentido na obra João e Maria Surdos, produzida em Libras e em Língua portuguesa por alunos do curso de extensão da UFPB. Entre os resultados obtidos durante a análise da obra nos níveis fundamental, narrativo e discursivo, temos a identificação e análise de relevantes temas abordados na obra, tais como: sobrevivência, rejeição, abandono, luta pelos direitos dos surdos, engano, manipulação, entre outros. Além disso, constatamos que, o gênero drama, como forma de arte da representação no palco, pode ensinar sobre os valores culturais da comunidade surda, e precisa ser mais trabalhada em sala de aula no ensino de Libras como segunda Língua (L2).
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Presidente - 1681243 - JANAINA AGUIAR PEIXOTO