PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: LAYSA LUCIA DE SOUZA

DISCENTE: LAYSA LUCIA DE SOUZA
DATA: 22/02/2021
LOCAL: meet.google.com/cqb-btrx-kpq
TÍTULO: Correção de harmônicos na corrente da rede baseada em dois conversores CC-CA trifásicos conectados em paralelo
PALAVRAS-CHAVES: Controle Preditivo; Filtro Ativo Paralelo de Potência; Função Custo; Inversores Conectados em Paralelo.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Este trabalho apresenta um modelo de controle preditivo com estados finitos (FS-MPC) aplicado a filtros ativos paralelos (FAP) de potência trifásicos: o FAP convencional e o FAP com dois inversores trifásicos conectados em paralelo compartilhando o mesmo barramento CC. O modelo matemático do FAP é usado para formar o algoritmo do FS-MPC. As variáveis a serem controladas são medidas inicialmente e, utilizando as equações do modelo em tempo discreto, são determinadas as previsões dessas variáveis para o próximo passo de amostragem. Cada vetor de estado de chaveamento é testado utilizando a função de custo, e o vetor de chaveamento responsável por minimizar o valor função de custo é escolhido para ser aplicado no próximo instante de amostragem. No caso dos filtros apresentados neste trabalho, as variáveis a serem controladas e analisadas são as correntes da rede, do filtro, de circulação e de compensação. As correntes de circulação e de compensação estão presentes apenas no FAP com dois inversores e ocorrem devido à conexão paralela entre eles. Para o FAP convencional, 8 vetores de estado de chaveamento são aplicados, enquanto para FAP com dois inversores são considerados 64. Após um processo de seleção de vetores em que os estados de chaveamento escolhidos são capazes de satisfazer os critérios de modulação adequada da tensão de saída do filtro e mitigação das correntes de circulação e de compensação, 30 vetores são escolhidos e aplicados ao FAP com dois inversores em paralelos. Essa seleção é feita com base na identificação de vetores redundantes e também reduz o tempo de processamento do algoritmo de controle. O sistema de controle visa garantir que a corrente da rede seja senoidal com alto fator de potência, livre de componentes harmônicos, além de minimizar a circulação e as correntes compensação derivadas dos inversores paralelos. Além disso, são analisados os efeitos causados pela variação de alguns parâmetros presentes na estratégia de controle e em elementos do próprio filtro. Para provar a eficiência do FS-MPC aplicado no FAP com dois inversores em paralelos, são apresentados resultados de simulação e experimentais para ambas as topologias utilizando FS-MPC e considerando também o FAP convencional utilizando a estratégia PWM.
Interno - 1558977 - DARLAN ALEXANDRIA FERNANDES
Interno - 003.387.024-15 - EDISON ROBERTO CABRAL DA SILVA - UT-III