PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAMARCK ALVES DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAMARCK ALVES DA CUNHA
DATA: 21/02/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Três tentativas diferentes de controlar um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica trifásica desequilibrada
PALAVRAS-CHAVES: DSRF, Sistema Fotovoltaico, Controle de inversor trifásico, Rede elétrica desequilibrada.
RESUMO: Este trabalho aborda sobre controle para um sistema fotovoltaico com inversor trifásico conectado à rede elétrica trifásica desbalanceada. São propostas três estratégias de controle alicerçadas no Referencial Síncrono Duplo, que se utiliza de duas estruturas capazes de controlar de forma independente as componentes positivas e negativas da corrente que é injetada na rede pelo sistema fotovoltaico. Cada uma das estratégias tenta atuar em uma grandeza elétrica, melhorando alguma característica destas, sendo que a estratégia 1 objetiva a eliminação da componente de sequência negativa da corrente, as 2 e 3 objetivam a mitigação das oscilações das potências ativa e reativa, respectivamente. Além disso, uma outra estratégia de controle foi analisada, sendo ela baseada no referencial síncrono, que não leva em consideração o aparecimento das componentes de sequência negativa quando a rede está desequilibrada, e a estratégia foi aqui chamada de convencional. O principal foco do estudo é o controle do inversor trifásico, mais especificamente em suas correntes de saída. Inicialmente, uma análise do modelo matemático da rede balanceada é realizada, afim de se compreender e obter as expressões básicas da rede elétrica, as quais são importantes para o desenvolvimento do trabalho. Feito essa análise, a mesma é estendida para quando a rede está desequilibrada. A modelagem matemática é realizada principalmente no referencial síncrono através da transformada de Park, pois essa simplifica um sinal trifásico para um sinal bifásico, e dependendo do referencial escolhido, esses sinais resultantes são constantes. Ao utilizar o referencial síncrono da tensão da rede elétrica, se obtém sinais constantes, e com isso, é possível a aplicação de controladores do tipo PI. A comparação entre as quatro estratégias foi implementada utilizando o software de simulação Matlab/Simulink®, onde foram analisados e avaliados os desempenhos de ambos os controles em uma situação de cargas desbalanceadas em uma rede com sete barras, além de uma falha na fase 2 que causa tensão nula nesta. Por último, foram apresentados os resultados das simulações, com os quais foi possível observar e comparar as performances dos controles na atenuação dos desequilíbrios das correntes e oscilações nas potências ativa e reativa.
Interno - 1636976 - FABIANO SALVADORI
Externo ao Programa - 1118165 - FELIPE VIGOLVINO LOPES