PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: JOAO SOARES FARIAS NETO

DISCENTE: JOAO SOARES FARIAS NETO
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Análise do impacto da inserção de veículos elétricos na rede elétrica da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gerenciamento de Cargas, Veículo para Rede, Redes Elétricas Inteligentes, Veiculos Elétricos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: A energia consumida atualmente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ultrapassa em alguns períodos os limites de demanda contratada pela universidade, o que pode acarretar em multas tarifárias e consequentemente aumento de despesas. Esse acréscimo de custos poderia ser evitado a partir da gestão da demanda energética por meio de uma rede elétrica inteligente agregando Veículos Elétricos (VEs) que compensem o excedente de demanda injetando potência na rede quando necessário. Nesta conjuntura, este artigo aborda um estudo de caso sobre a possibilidade de integração de uma rede elétrica inteligente com Vehicle to Grid (V2G) como mecanismo para gestão de demanda tendo em vista sua viabilidade técnica e econômica. Para tanto, considerou-se o levantamento do percentual do aumento de veículos elétricos na Paraíba, o estudo dos cenários de oportunidade de carregamento dos veículos na universidade, a possibilidade de fornecimento de energia do veículo para a rede da UFPB e o impacto na rede elétrica da universidade sem e com o gerenciamento de cargas. Os resultados mostram que os VEs operando com a rede em V2G podem reduzir até 81% das multas a partir do gerenciamento de cargas, e está economia financeira poderia ser utilizada como incentivo para que os proprietários de VEs permitam a troca de energia com a rede da universidade durante o período de permanência na UFPB.
Externo ao Programa - 2164703 - CAMILA SEIBEL GEHRKE
Interno - 1636976 - FABIANO SALVADORI