PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: FELLIPE ANDRÉ LUCENA DE OLIVEIRA

DISCENTE: FELLIPE ANDRÉ LUCENA DE OLIVEIRA
DATA: 22/07/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Projeto ótimo de redes coletoras de média tensão utilizando programação binária
PALAVRAS-CHAVES: Otimização. Parques eólicos. Programação linear. Redes coletoras.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Neste trabalho, o problema do planejamento ótimo de redes coletoras de média tensão, com foco em parques de geração eólica é resolvido utilizando-se um modelo de otimização baseado em programação binária. O modelo é obtido de um trabalho relevante da literatura e aperfeiçoado nesta dissertação com a proposição de algumas contribuições. As redes coletoras de empreendimentos de geração possuem muitas configurações factíveis, que aumentam em explosão combinatória com a quantidade de máquinas existentes no parque e o número de tipos de condutores considerado. Esta característica inviabiliza a análise de todas as possibilidades para que se determine a melhor topologia de rede. O método de otimização proposto busca minimizar a soma do custo de investimento com o custo das perdas de energia da rede ao longo de um horizonte de planejamento, considerando as restrições de radialidade, conectividade, limites de tensão e ampacidade dos condutores. O método proposto foi validado a partir de testes com parques reais de 25 e 57 aerogeradores, em que se constatou a obtenção de soluções competentes. Uma análise comparativa entre os resultados obtidos pelo método e pela busca exaustiva para a otimização de parques fictícios de 2 a 4 máquinas permitiu observar que o erro cometido pelo método no cálculo das perdas pode levar à obtenção de soluções sub-ótimas.
Externo à Instituição - BENEMAR ALENCAR DE SOUZA
Presidente - 1984771 - HELON DAVID DE MACEDO BRAZ