PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLINGTON FERREIRA FELIPE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLINGTON FERREIRA FELIPE
DATA: 30/09/2022
LOCAL: meet.google.com/duo-txzm-sfs
TÍTULO: Regulação de Tensão com Inserção de Potência Reativa para Planta Fotovoltaica Flutuante da Chesf/Sobradinho-BA
PALAVRAS-CHAVES: Controle de Potência; Geração Distribuida, Sistemas Fotovoltaicos Flutuantes
RESUMO: Este trabalho apresenta uma proposta de regulação de tensão no ponto de acoplamento comum baseado no controle da potência reativa na saída do conversor CC-CA, que faz parte de um sistema de geração fotovoltaica do sistema Chesf. O conjunto de painéis fotovoltaicos formam uma planta flutuante alocados no lago da usina hidrelétrica de Sobradinho-BA. A ideia do trabalho consiste em injetar potência reativa através do inversor trifásico da planta fotovoltaica no ponto de conexão ao serviço auxiliar de 13,8 KV da usina hidrelétrica de Sobradinho e controlar as sobretensões causadas pela inserção de uma geração fotovoltaica. Para o estudo será desenvolvido um modelo computacional da planta fotovoltaica, processamento e inserção na rede elétrica, por meio da plataforma Simulink/MATLAB®. Existe a intenção de se utilizar dados reais coletados na planta para realização dos estudos. Para validação dos resultados obitidos das simulações desenvolvidas no ambiente Simulink/MATLAB®, pretende-se implementar o modelo no simulador de tempo real OPAL-RT , já doisponível no laboratório de Otmização de Sistemas Elétricos (LOSE) da Universidade Federal da Paraíba(UFPB).
Presidente - 1558977 - DARLAN ALEXANDRIA FERNANDES
Externo à Instituição - FABIANO FRAGOSO COSTA