PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: SOFIA MARIA ALMEIDA DIAS

DISCENTE: SOFIA MARIA ALMEIDA DIAS
DATA: 27/02/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Estratégias Preditiva para a Mitigação da Tensão de Modo Comum em Motor de Indução Trifásico
PALAVRAS-CHAVES: Mitigação da tensão de modo comum. MPC. FCS-MPC. Sincronização. Acionamento de máquina elétrica. Conversor CA-CC-CA. back-to-back.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Neste documento foi apresentado um comparativo entre três estratégias distintas que promovem a mitigação da tensão de modo comum para o conversor back-to-back a partir uso do MPC para controlar as correntes do retificador, além de controlar o fluxo e o conjugado da máquina indiretamente. Foi tratado nesse trabalho, o desenvolvimento dos modelos de cada estágio da topologia CA-CC-CA, como o retificador, barramento CC, inversor, e por fim, a máquina de indução. Além disso, foi demonstrado como foram realizadas as predições das variáveis a serem controladas a partir do método de discretização de Euler, além de apresentar o controle completo para os dois conversores. Juntamente com os modelos apresentados, estruturas auxiliares como a PLL e o estimador de fluxo estatórico utilizando o observador de ordem completa, também foram mencionados. A primeira estratégia propõe que a mitigação da CMV seja realizada diretamente na função de qualidade. Dessa forma, inicialmente é realizada a seleção do retificador, e a partir da sua CMV, é escolhido o vetor do inversor, capaz de controlar o fluxo, o conjugado e a CMV. Já as estratégias 2 e 3, propõem realizar uma pré-seleção das melhores combinações possíveis para diminuir a CMV. A segunda estratégia utiliza uma única verificação com todas as 20 melhores possibilidades de chaveamento e apenas uma função de qualidade para ser minimizada, que leva em consideração o controle do retificador e do inversor. A terceira e última estratégia, também propõe uma pré-seleção dos vetores, porém com a utilização de duas funções de qualidade. Após a seleção do retificador, é realizado a escolha dos três vetores que promovem a CMV nula para serem verificados para o inversor. Assim, as três estruturas foram analisadas com relação ao funcionamento do controle das variáveis, como corrente, tensão, fluxo estatórico, conjugado e velocidade, sendo analisado também a THD das correntes dos conversores, e o comportamento da CMV de cada conversor além da CMV geral.
Interno - 003.387.024-15 - EDISON ROBERTO CABRAL DA SILVA - UT-III
Externo à Instituição - FILIPE ANTONIO DA COSTA BAHIA