PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: THAIS LIMA SANTOS

DISCENTE: THAIS LIMA SANTOS
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Inversor Híbrido de Cinco Níveis: Estudo, Operação e Controle da Tensão do Capacitor Flutuante
PALAVRAS-CHAVES: Conversor Híbrido CC-CA, Número Reduzido de Componentes. Inversor com Capacitor Flutuante. Integração de Conversor CC-CC e Inversor com Capacitor Flutuante.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Este trabalho propõe a análise e controle de um inversor CC/CA de cinco níveis com um número reduzido de interruptores de potência. A topologia híbrida considerada é resultante da combinação de um inversor com capacitor flutuante (Flying Capacitor - FC) de três níveis, com um inversor com ponto neutro grampeado (Neutral-Point Clamped - NPC). O número de níveis do conversor FC é aumentado para quatro pela mudança da relação de tensão entre o barramento CC e a tensão nos terminais do capacitor flutuante. A redução no número de componentes acarreta, além da diminuição no número de circuitos auxiliares e de comando, uma redução no volume do conversor em relação às topologias convencionais. Nesse tipo de configuração, é necessário controlar a tensão nos terminais do capacitor flutuante em um quarto da tensão de barramento, no caso, para se ter uma operação adequada. Desse modo, é apresentada uma técnica de controle dessa tensão com auxílio de uma modulação por largura de pulso (Pulse-Width Modulation - PWM) que permite realizar a regulação dessa tensão e gerar os níveis de tensão necessários ao funcionamento do inversor. Para permitir sua alimentação a partir de baixa tensão, é proposta uma configuração em que o inversor é integrado a um conversor CC-CC elevador de tensão, com número reduzido de capacitores do barramento. Uma análise das perdas de condução e de comutação nos semicondutores e de estresses de tensão, corrente e térmicos, além da distorção harmônica total nas correntes e tensão geradas, é apresentada com o objetivo de avaliar o desempenho da topologia. Resultados de simulação validam o princípio de operação dos conversores e as técnicas PWM aplicadas ao conversor, assim como as estratégias de controle utilizadas.
Presidente - 003.387.024-15 - EDISON ROBERTO CABRAL DA SILVA - UT-III
Externo à Instituição - FERNANDO LUIZ MARCELO ANTUNES