PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: WELLINGTON FERREIRA FELIPE

DISCENTE: WELLINGTON FERREIRA FELIPE
DATA: 29/09/2023
LOCAL: meet.google.com/kud?xyty?iqh
TÍTULO: Correção do Fator de Potência do Serviço Auxiliar de Média Tensão da Hidroelétrica de Sobradinho/Chesf por meio da Planta Fotovoltaica Flutuante
PALAVRAS-CHAVES: Controle dq0, Geração Distribuída, Sistemas Fotovoltaicos Flutuantes, Correção de Fator de Potência.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Este trabalho apresenta uma proposta de correção do fator de potência na barra do serviço auxiliar de 13,8 kV da usina hidrelétrica de Sobradinho por meio do conversor CC-CA, que faz parte de um sistema de geração fotovoltaica da Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco). O conjunto de painéis fotovoltaicos formam uma planta flutuante alocados no lago da usina hidrelétrica de Sobradinho-BA. A ideia do trabalho consiste em utilizar uma técnica de controle baseada em componentes αβ/dq para inserir potência reativa por meio do inversor trifásico da planta fotovoltaica no ponto de conexão ao serviço auxiliar de 13,8 kV da usina hidrelétrica e melhorar o fator de potência. Para o estudo foi desenvolvido um modelo computacional da planta fotovoltaica, do processamento da energia e da conexão com a rede elétrica, por meio da plataforma Simulink/MATLAB®. Para validação dos resultados obtidos das simulações desenvolvidas no ambiente do Simulink, foi implementado o modelo no simulador de tempo real OPAL-RT, disponível no laboratório de Otmização de Sistemas Elétricos (LOSE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Presidente - 1558977 - DARLAN ALEXANDRIA FERNANDES
Externo à Instituição - FABIANO FRAGOSO COSTA