PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATHA BIZERRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATHA BIZERRA SILVA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/uwn-dgun-tnk
TÍTULO: SISTEMAS IoT E PROCESSAMENTO DE DADOS BASEADOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MONITORAMENTO DE PRESSÕES NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
PALAVRAS-CHAVES: TEDA, outliers, Rede Neural Artificial
RESUMO: A água é um recurso natural necessário para manutenção da vida na Terra. Embora grande parte do nosso planeta seja formado por água, apenas 25% corresponde à agua doce, e apenas 1% está disponível para o consumo. Desse percentual, o Brasil dispõe cerca de 12%. Os sistemas de abastecimento de água acompanham o desenvolvimento das cidades, o crescimento da população e a sua distribuição geográfica, resultando assim em sistema de tubulações com características heterogêneas: diferentes diâmetros, idades de instalação. Isso também traz diversos desafios na operação e manutenção, na garantia dos requisitos técnicos mínimos de consumo. Apesar das perdas serem inerentes a qualquer sistema de abastecimento de água, esse assunto tem recebido atenção nos últimos anos devido à escassez hídrica e ao risco de contaminação da água tratada. O gerenciamento eficiente dos recursos hídridos é necessário para manutenção da vida, sendo necessário o desenvolvimento de pesquisas que visem dirimir as perdas associadas à distribuição de água para população. Nesse contexto, neste trabalho se tem como objetivo desenvolver uma metodologia baseada na Typicality and Eccentricity Data Analytics para detecção de outliers nos dados coletados em uma bancada experimental de monitoramento de abastecimento de água no Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento da Universidade Federal da Paraíba(LENHS/UFPB), assim como a aplicação de uma rede neural artificial com a finalidade de previsão da vazão no sistema monitorado. É esperado que esta pesquisa forneça uma melhor compreensão sobre o comportamento da vazão e da pressão em uma rede de distribuição de água.
Interno - 1523920 - CLEONILSON PROTASIO DE SOUZA
Externo à Instituição - IVANOVITCH MEDEIROS DANTAS DA SILVA