PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: CRISTIANE DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: CRISTIANE DOS SANTOS SILVA
DATA: 27/02/2018
LOCAL: Lab. GICA
TÍTULO: MODELAGEM DO DESPACHO ECONÔMICO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MINIRREDES
PALAVRAS-CHAVES: Despacho de Energia, Minirrede, GAMS, Mercado de Eletricidade, Fontes Alternativas.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Geração da Energia Elétrica
RESUMO: Ao longo do tempo a demanda por energia eletrica tem aumentado, novas fontes de energia estao sendo inseridas no Sistema Eletrico, que esta cada vez mais interligado e com topologia diversificada com a insercao das minirredes. Diante deste panorama as empresas de geracao estao sempre buscando aumentar a eficiencia de suas unidades geradoras e reduzir custos; pois os investimentos em unidades de producao de energia eletrica sao elevados, e os recursos imprescindiveis a sua operacao sao consideraveis e limitados. Assim, atualmente, um dos principais objetivos na operacao dos mercados de eletricidade e a otimizacao destes recursos, nascendo a questao de como despachar a energia gerada para atender a demanda de forma mais economica e eficaz. Esse problema ficou conhecido como despacho economico, que tem como objetivo determinar a melhor combinacao de potencias que atenda as necessidades da carga ao menor custo. Deste modo o problema de despacho economico tem um papel fundamental no funcionamento do Sistema Eletrico. Visando estudar esse problema, este trabalho propoe a implementacao em GAMS para resolver o problema do despacho de energia, levando em conta fontes despachaveis e intermitentes. Os resultados obtidos mostram que a estrategia proposta aplicada aos modelos propostos, foi bem-sucedida.
Presidente - 1972270 - YURI PERCY MOLINA RODRIGUEZ
Interno - 1984771 - HELON DAVID DE MACEDO BRAZ