PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: ANDREZA APARECIDA POLIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZA APARECIDA POLIA
DATA: 02/09/2019
LOCAL: Auditório CCS
TÍTULO: Aquisição de linguagem nas especificidades da enfalopatia crônica não-progressiva: uma abordagem multimodal
PALAVRAS-CHAVES: Encefalopatia crônica não progressiva. Atenção conjunta. Aquisição de linguagem. Multimodalidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O objetivo desta tese foi de investigar e descrever como acontece o processo de desenvolvimento da linguagem multimodal em criancas que apresentam encefalopatia cronica nao progressiva (ECNP), a partir das relacoes familiares, em especial, da Diade mae-crianca nas cenas de atencao conjunta. A ECNP acomete o cerebro em desenvolvimento e ocasiona sequelas motoras permanentes alem de possiveis alteracoes da fala, da visao e da audicao, que tem impacto direto no processo de aquisicao da linguagem. Para abordar as caracteristicas linguisticas da ECNP, dialogamos com Sanclemente (2001) e Lamonica (2014; 2015); para a interlocucao sobre atencao conjunta, adotamos Tomasello (2003) e Costa Filho (2015); para a producao gestual, nos baseamos em McNeill (1985; 1992; 2000); para as producoes orais infantis, nos fundamentamos em Barros (2012) e, no que se refere a multimodalidade no processo de aquisicao da linguagem, em Cavalcante (1994,1999, 2010, 2015), Fonte (2011) e Avila-Nobrega (2010; 2017). Este e um estudo de caso, vinculado ao Laboratorio de Aquisicao da Fala e da Escrita da Universidade Federal da Paraiba. Participaram do estudo duas criancas com o diagnostico de ECNP: uma menina com quadriplegia espastica, acompanhada na faixa etaria dos 15 aos 27 meses, em interacoes com a genitora (Diade A) e a avo; e um menino com triparesia espastica, acompanhado na faixa dos 16 aos 28 meses, tambem em interacao com sua genitora (Diade B) e com sua irma. Durante 12 meses, foram realizadas filmagens quinzenalmente em situacoes naturalisticas, que foram transcritas e analisadas por meio do software ELAN, que nos possibilita visualizar a ocorrencia dos elementos multimodais. Produzimos tambem um diario em cada encontro, em que constam a descricao das cenas e os registros dos aspectos mais significativos das interacoes entre os participantes. A analise qualitativa dos dados revelou que a crianca da Diade B conseguiu produzir gesticulacao, pantomimas e emblemas e usou balbucios, no inicio da pesquisa, e holofrases, palavras e blocos de enunciados, no final. Usou, principalmente, o apontar convencional e o olhar para guiar e sustentar a atencao dos parceiros e iniciar as cenas de atencao conjunta. A crianca da Diade A conseguiu gesticular e usar emblemas quando imitava os parceiros e se comunicou por meio de balbucios e de algumas palavras, mas o movimento ocular foi a principal via de expressao utilizada para iniciar e sustentar a atencao dos seus interlocutores nas interacoes. No aspecto quantitativo, no decorrer dos 12 meses, a crianca da Diade A aumentou a frequencia das vocalizacoes, que foram observadas associadas a movimentos corporais, a gesticulacao ou aos gestos, sempre guiadas pelos movimentos oculares. A crianca da Diade B passou a usar blocos de enunciados e aumentou a frequencia do uso do gesto do apontar. Especificamente na Diade B, a crianca utiliza o mesmo comportamento linguistico e gestual da genitora, que pode ser categorizado como mais diretivo do que dialogico, em contraposicao ao comportamento da genitora da Diade A. Em ambas as criancas, o uso do olhar foi a principal estrategia de comunicacao utilizada para mostrar aos parceiros algum evento e/ou iniciar e sustentar uma interacao diadica, triadica ou quadratica. Este estudo pode contribuir para favorecer as interacoes das criancas em diferentes contextos e auxiliar os participantes de seu cotidiano a compreenderem pistas oculares, producoes orais e gestos, sem deixar que a representacao social da patologia as prive das oportunidades de aprender dentro e fora do ambiente escolar.
Externo ao Programa - 1860347 - BERLA MOREIRA DE MORAES
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA