PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: LUANA PINHEIRO SOUZA

DISCENTE: LUANA PINHEIRO SOUZA
DATA: 20/02/2020
LOCAL: CCHLA 514
TÍTULO: Dimensão formativa da atividade de pesquisa na pós-graduação stricto sensu: uma análise interacionista sociodiscursiva
PALAVRAS-CHAVES: Interacionismo Sociodiscursivo. Pós-graduação Stricto Sensu. Pesquisadores-doutorandos. Atividade de Pesquisa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A formação de professores inicial e continuada, as práticas formativas, as práticas de letramentos, os gêneros textuais, a cultura disciplinar e o contexto acadêmico como um todo têm sido objeto de diversos estudos e discussões no âmbito da Linguística Aplicada no Brasil e no exterior que, coadunada aos princípios teórico-epistemológicos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), tem proporcionado a investigação e a compreensão do desenvolvimento e agir humano por meio das práticas linguageiras situadas materializadas nos textos-discursos. No entanto, estudos sobre pesquisadores em processo de formação ainda carecem de reflexão no âmbito do contexto acadêmico e das práticas formativas e discursivas. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivos discutir o processo de formação acadêmica de pesquisadores-doutorandos buscando identificar quais elementos estão inerentes à atividade de pesquisa dos doutorandos, bem como analisar e interpretar de que maneira(s) o doutorando compreende sua atividade de pesquisa e de que forma(s) esse doutorando se percebe (ou não) como pesquisador e, ainda, de que forma a cultura disciplinar exerce influência na percepção e compreensão dessa atividade. Com base em tais questionamentos, levantou-se como hipótese que a emergência na atividade de pesquisa, as ferramentas das quais os doutorandos se apropriam para o desenvolvimento de suas atividades, os outros e, ainda, a noção de responsabilidade acadêmico-social são fatores que podem influenciar na forma como esses doutorandos compreendem as suas atividades de pesquisa. Sendo esta pesquisa de natureza qualitativo-interpretativista, adotou-se a entrevista semiestruturada como instrumento gerador dos dados que compõem seu corpus. A análise desses dados pautou-se na proposta metodológico-analítica da arquitetura textual (MACHADO; BRONCKART, 2009) com ênfase em duas categorias: conteúdos temáticos e índices de pessoa. Para tanto, foram analisados textos-discursos produzidos por dois pesquisadores-doutorandos, um do Programa de Pós-graduação em Letras e outro do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Paraíba. A partir da análise desses textos-discursos, foi possível elencar um conteúdo temático mais geral que se desdobrou em três subtemas evidenciados pelos colaboradores, a saber: emergência na atividade de pesquisa; mediações formativas: as ferramentas e os outros; e noção de responsabilidade acadêmico-social. Com base na análise de tais conteúdos, os resultados mostraram que a prática de pesquisa desde a graduação e a influência da cultura disciplinar são significativas no desenvolvimento das atividades de pesquisa que continuam na pós-graduação. Além disso, os professores e orientadores citados por nossos colaboradores tiveram um papel importante no “tornar-se pesquisador” de nossos doutorandos, e que a noção de responsabilidade acadêmico-social está bastante relacionada à forma como o pesquisador encara as demandas de sua atividade.
Interno - 2169247 - BETANIA PASSOS MEDRADO
Externo ao Programa - 2317361 - FÁBIO PESSOA DA SILVA