PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIO ALEXANDRE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRICIO ALEXANDRE DA SILVA
DATA: 06/05/2022
LOCAL: https://meet.google.com/wrj-srcy-dbo
TÍTULO: Além da fala: os gestos em recontos de histórias por crianças em aquisição
PALAVRAS-CHAVES: fala; gesto; perspectiva narrativa; reconto de histórias.
RESUMO: Os falantes gesticulam espontaneamente desde os mais tenros anos. Nesse sentido, por estar integrada aos enunciados dos quais faz parte, a gestualidade empregada está totalmente associada ao desenvolvimento narrativo na criança. Deste campo de estudo – narrativas –, detemo-nos nos recontos de uma história infantil realizados por duas crianças em idade pré-escolar para alcançar o objetivo geral de nossa pesquisa: observar e descrever o comportamento da matriz gesto-fala, considerando a perspectiva narrativa adotada por estas crianças. Assim, originaram-se os seguintes objetivos específicos: (1) analisar os principais eventos mencionados pelas crianças no processo de reconto de histórias, de modo a detectar e examinar as ocorrências de informações suplementares expressas nos gestos da perspectiva narrativa; (2) registrar como ocorre o processo de alinhamento e divergência entre as perspectivas narrativas, considerando tipo de discurso, ponto de vista gestual e estilo vocal; (3) descrever como é executada a gestualidade durante as narrações e (4) realizar uma análise comparativa entre os dados quantitativos gerados a partir das observações referentes às participantes. Esta pesquisa, classificada como estudo de casos, apresenta uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), com caráter descritivo, método indutivo observacional, natureza aplicada e exploratória, conforme os objetivos supramencionados. Apresentamos, nos primeiros capítulos, um levantamento sobre as principais teorias da aquisição da linguagem para discutir como o tema foi abordado ao longo das últimas décadas. Destas perspectivas, o sociointeracionismo e o cognitivismo cultural fundamentaram este estudo. Para embasar as análises concernentes à gestualidade, autores como Kendon (2004), Hostetter e Alibali (2008) e, principalmente McNeill (1992, 2005) – por seus pressupostos relacionados ao ponto de vista gestual (personagem, narrador, dual) – foram de suma importância. Os fundamentos relacionados à aquisição da narrativa foram discutidos com base em Bakhtin (2010), Girardello (2003), François (2009), Perroni (1992), entre outros. Os resultados apontaram que os gestos empregados nos recontos realizados pelas participantes funcionam como articuladores multimodais essenciais para a elaboração da cena a ser exibida. Em relação às informações adicionais visualizadas através destes gestos, constatamos que foram extremamente recorrentes: 75% de frequência concernente à Criança A e 63,1%, à Criança B, considerando o total de movimentos gestuais da perspectiva executados por cada uma delas. Comprovamos, portanto, a hipótese de que a perspectiva narrativa adotada através dos gestos produz inferências que são materializadas no reconto. Comprovamos também a hipótese de que o alinhamento do discurso ao gesto e ao estilo de fala clarifica a perspectiva narrativa adotada. Além disso, identificamos que os gestos da perspectiva do personagem foram empregados mais frequentemente em comparação com os gestos da perspectiva do narrador e que a iconicidade foi a dimensão predominante na gestualidade empregada pelas crianças.
Presidente - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Interno - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO