PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: CYNTHIA ISRAELLY BARBALHO DIONISIO SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CYNTHIA ISRAELLY BARBALHO DIONISIO SOARES
DATA: 16/12/2022
LOCAL: Via Plataforma Google Meet
TÍTULO: História e agência no ensino de língua portuguesa em universidades dos Estados Unidos
PALAVRAS-CHAVES: Política linguística. Agência. Ensino de língua portuguesa. Estados Unidos
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O objetivo geral do trabalho é investigar a política linguística de ensino de língua portuguesa em universidades dos Estados Unidos. Especificamente, buscou-se historicizar a trajetória do ensino de língua portuguesa em instituições de ensino superior dos Estados Unidos e analisar elementos mediadores da agência de professores de língua portuguesa em universidades do país. A fundamentação teórica apresenta a trajetória de compreensão do conceito de agência nos estudos de Política e Planejamento Linguístico de acordo com as características atribuídas à agência em cada perspectiva identificada: impessoal, organizacional e racional; explícita e individual; opressora e autointeressada; e situada, múltipla e criativa. O conceito de agência utilizado no trabalho foi elaborado com base no cotejo de definições identificadas na revisão da literatura. Trata-se de uma pesquisa com abordagem epistemológica qualitativa e interpretativista. Os métodos utilizados para o alcance dos objetivos foram a pesquisa bibliográfica e documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com professores atuantes em quatro universidades do estado de Connecticut (CT). Os dados bibliográficos e documentais permitem a interpretação de que a trajetória do ensino de língua portuguesa em instituições de ensino superior dos Estados Unidos pode ser visualizada em seis momentos distintos, de acordo com as razões sociais predominantes para o incentivo ao ensino-aprendizagem do idioma encontradas nas publicações levantadas: período diletante (1816-1919), período pan-americano (1920-1939), período estratégico (1940-1959), período ideológico (1960-1979), período globalizante (1980-1999) e período internacional (2000-2019). Por sua vez, os dados provenientes de entrevistas respaldam a categorização dos professores de língua portuguesa em três conjuntos diferentes, com seus respectivos elementos mediadores da sua agência. Para as professoras FLTAs, os princípios do programa da Fulbright, o livro didático e as relações travadas com outros FLTAs e com membros das suas instituições foram os principais mediadores de sua agência docente. Para as professoras associadas de língua portuguesa, as estruturas institucionais, as autoprescrições profissionais e as condições de trabalho foram os elementos mediadores preponderantes. Para o professor de literatura em língua portuguesa, as estruturas institucionais e a sua formação intelectual foram os elementos de maior destaque. Os elementos mediadores da agência dos professores de língua portuguesa em universidades norte-americanas foram majoritariamente limitadores e demonstraram que os colaboradores se veem atuando, muitas vezes, contra a estrutura institucional, considerada adversa à manutenção do ensino de língua portuguesa. A discussão empreendida no estudo permite a sustentação da tese de que a política linguística de ensino de língua portuguesa em universidades dos Estados Unidos que vem sendo historicamente construída no país configurou um caráter de "prestígio marginal" ao ensino do idioma nesse contexto que repercute de modo predominantemente limitador na agência dos professores na atualidade. As principais contribuições teóricas do trabalho residem no avanço da incipiente discussão sobre a relação entre agência docente e política linguística em instituições de ensino superior e na evidência de que a debilidade da estrutura institucional pode obstar o ensino de um idioma nesse contexto, a despeito do amplo espaço de agência concedido aos professores.
Interno - 2169247 - BETANIA PASSOS MEDRADO
Interno - 2349477 - FRANCISCO EDUARDO VIEIRA DA SILVA