PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: MICHEL PRATINI BERNARDO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHEL PRATINI BERNARDO DA SILVA
DATA: 22/03/2023
LOCAL: Via Plataforma Google Meet - https://meet.google.com/qso-ndzy-gqy
TÍTULO: Todo ponto de vista é a vista de um ponto”: uma análise dos discursos do pastor progressista Henrique Vieira à luz da análise dialógica do discurso (ADD)
PALAVRAS-CHAVES: Análise Dialógica do Discurso. Discurso evangélico progressista. Ponto de vista. Pastor Henrique Vieira.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Esta tese dedica-se ao estudo do discurso evangélico progressista no contexto midiático brasileiro. Nesse sentido, buscamos investigar o processo de construção do ponto de vista do pastor evangélico progressista Henrique Vieira em videocasts – sobre diferentes pautas sociais – coletados nos veículos midiáticos Instagram e Youtube entre os anos de 2016 e 2020. Tomamos como objetivos específicos: propor, com base nos pressupostos teóricos de Bakhtin e de Volóchinov, uma noção de ponto de vista que subsidie a leitura dos dados desta tese; conhecer as principais visões teológicas que fundamentam os grupos evangélicos progressistas; descrever, analisar e interpretar os fenômenos linguísticos, enunciativos e discursivos que compõem o ponto de vista do pastor progressista Henrique Vieira nos grupos de pautas sistematizados e nomeados no decorrer deste estudo. Como pressupostos teórico-metodológicos, utilizamos o conjunto de obras do Círculo de Bakhtin, especificamente os apontamentos de Bakhtin e Volóchinov, bem como os estudos discursivos que se pautam nessa perspectiva de investigação da linguagem. A metodologia é de natureza qualitativo-interpretativista, caracterizando-se, quanto aos objetivos, como um estudo descritivo e explicativo. O universo de dados foi constituído por 18 videocasts, os quais foram coletados, respectivamente, nos seguintes veículos midiáticos: Instagram do pastor Henrique Vieira; canal do Youtube do pastor Henrique Vieira; canal do Youtube do coletivo Esperançar; canal do Youtube do coletivo Mídia Ninja. A leitura do universo de dados viabilizou, em virtude do critério “temática afins”, a sistematização de 3 grupos de pautas, os quais denominamos de “Justiça Social”, “Religião e Direitos Humanos” e “Política”. Para análise, selecionamos uma amostragem constituída por 2 videocasts que representavam cada grupo de pautas. Os resultados revelaram que a bivocalidade polêmica, a molduragem discursiva e o estilo dialógico, fenômenos discursivos encontrados nos enunciados, mostraram-se recorrentes nos enunciados que constituíram cada grupo de pautas. A bivocalidade polêmica foi utilizada, por exemplo, para instaurar, nos discursos do pastor Henrique Vieira, vozes, do próprio movimento cristão evangélico, com as quais estabeleceu um embate conflituoso. A molduragem discursa foi mobilizada para dar novas interpretações aos discursos bíblicos a partir de pautas sociais ou para interpretar pautas sociais à luz de enunciados bíblicos. O estilo dialógico, por sua vez, revelou-se pela presença dos tons expressivos críticos contundentes e de ensino e acolhimento, marcados pelas escolhas lexicais e pela utilização, recorrente, de simetrias/paralelismos nos enunciados.
Presidente - 2356333 - PEDRO FARIAS FRANCELINO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES