PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: MARILENE GOMES DE SOUSA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILENE GOMES DE SOUSA LIMA
DATA: 31/03/2023
LOCAL: Via Plataforma Google Meet - https://meet.google.com/wuz-rdfr-toj
TÍTULO: Como é que tu diz juron?: Heterodiscurso nas interações entre adultos e crianças Calon, no percurso da aquisição de linguagem
PALAVRAS-CHAVES: Aquisição da linguagem; Heterodiscurso; Ciganos calon
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O objetivo geral desta tese foi investigar como o heterodiscurso emerge nas interações translíngues entre adultos e duas crianças Calon no processo de aquisiçãoo, para compreender de que maneiras essas crianças adquirem modos de ser e agir dentro de uma cosmovisão Calon. Para isso, realizei uma pesquisa de campo em uma comunidade cigana do tronco Calon, localizada em Sousa – PB. O tempo de trabalho de campo promoveu minha imersão no quadro de interações cotidianas entre adultos e crianças Calon no percurso da aquisição da linguagem. Por um período de 12 meses, realizei a observação participante, gravação de 34 sessões de vídeo e áudio de interações entre adultos e duas crianças, bem como registros no diário de campo e entrevistas. O campo se revelou, ainda, por meio de conversas por vídeo chamadas, áudios trocados pelo WhatsApp, e uma visita breve em dezembro de 2022, após a pandemia. No horizonte da filosofia da linguagem de Bakhtin, os enunciados colocados em perspectiva nesta tese permitem dizer que a aquisição da linguagem da criança cigana Calon é perpassada pelo heterodiscurso que circula em sua comunidade. Esse heterodiscurso é resultado inacabado das relações sociais de seus ancestrais no fio discursivo da história e da partilha interessada das axiologias Calon local que se dão na interação discursiva entre adulto e crianças e outras relações alteritárias entre seus pares e entre esses com a sociedade envolvente. As estratégias discursivas, abalizadas por meio de gêneros discursivos, mais frequentes nas interações por mim observadas foram o jogo linguísitico de perguntas e respostas, entremeado pelo modo imperativo, cujo objetivo era mostrar deselvoltura da criança na medida em que a socializava para ir tornando-se um membro competente de seu grupo, isto é, aprender a ser calon, aprender a ser calin no modo como se constituem e interagem por meio dos signos ideológicos. A contemplação permitiu observar as forças sociais ativas expressas na presença de uma pessoa juron na alteridade calon-calon por meio da chibi. Ao observar em que materialidades linguístico-discursivas emergiam na tentativa de inserção da linguagem do adulto na linguagem da criança cigana calon, percebi, que tanto os adutos como as crianças lançaram mão do repertório linguísitico que nesta comunidade é composto heterodiscursivamente pelos idiomas português, chibi de Calon, pelos sinais e gestos em geral e, especificamente, por gestos emblemáticos. A escolha e disposição desses repertórios no enunciado apontaram na direção de revelar modos de interação em presença de uma pessoa não cigana, enfatizando um preparo da criança para futuras interações com não ciganos. As interações cujo repertório se realizava totalmente em português se mostraram interessante para observar nuances das refrações dos signos que indicam a construção de um português com axiologias desse universo Calon circunstanciado. Com essas reflexões, completo o entendimento de que as crianças ciganas calon em Sousa adentram à corrente discursiva que tem sua expressão nas linguagens socioideológicas, isto é, no heterodiscurso. Isso ocorre de modo geral em todas as culturas, pois a língua viva e concreta se encontra estratificada em incontáveis combinações. O que se modifica entre os grupos são os eixos axiológicos estruturantes e as estratégias discursivas que cada comunidade vai usar para socialização heteodiscursiva das crianças, ou melhor, dizendo, no dinamismo de toda a travessia da vida. O eixo axiológico entre os ciganos de Sousa está associado à filosofia de vida, perpassada pela moralidade Calon local. Esse eixo central é o nascedouro e indica as interações entre as alteridades calon e entre essas com a sociedade envolvente.
Presidente - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Interno - 1149362 - MARIA DE FATIMA ALMEIDA