PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: GAYLHA WÉGILA DE OLIVEIRA

DISCENTE: GAYLHA WÉGILA DE OLIVEIRA
DATA: 13/12/2023
LOCAL: Via Plataforma Zoom
TÍTULO: ESTRATÉGIAS EM COMPETIÇÃO PARA INDEFINIR O AGENTE EM TEXTOS JORNALÍSTICOS: UM OLHAR PARA AS FORMAS PRONOMINAIS
PALAVRAS-CHAVES: Pronomes. Indeterminação do agente. Você, a gente, nós, se.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Nessa dissertação apresentamos as diversas estratégias em competição para indeterminar o sujeito no Português Brasileiro, doravante (PB), em especial a indeterminação a partir de formas pronominais, analisando dados de língua escrita a partir de dois gêneros - a entrevista e o artigo. Assim, fundamentando-nos em uma perspectiva teórica funcionalista, buscamos responder a seguinte pergunta: As formas de indeterminação do sujeito agente no PB estão apresentando usos inovadores e passando por mudanças de comportamento na língua escrita? Nesse sentindo, partindo da hipótese de que há novas configurações nas ocorrências de representação de sujeitos pronominais, objetivamos, de modo geral, analisar o funcionamento dos pronomes pessoais citados como formas alternativas de indeterminar o sujeito em textos da esfera jornalística. Utilizamos como corpus uma amostra de 24 entrevistas e 24 artigos em dois periódicos brasileiros: VEJA e CLAUDIA. O recorte temporal dos textos selecionados compreende os anos entre 2020 e 2022 A escolha dessas revistas foi motivada por serem periódicos de grande circulação e por apresentarem características estilísticas bem distintas uma da outra. A fim de criar um comparativo entre as abordagens tradicionais e funcionalistas da língua, nos respaldamos em autores como: Cunha e Cintra (2009), Bechara (2010), Rocha Lima (2011), Neves (2000), Castilho (2010) e Bagno (2011). Além desses, estudos como os de Duarte (1993, 2007) e Lopes (2008) foram fundamentais na compreensão dos dados analisados. Da observação dos dados, depreendemos que novas formas estão sendo utilizadas como estratégias de indeterminação do sujeito, dentre elas o você, o a gente, o nós (expresso ou nulo). Além disso, foi possível observar alterações na compreensão dos usos do se. Concluímos, pois, que a língua é mutável e os usos nem sempre condizem com o que está prescrito nas gramáticas.
Externo à Instituição - AYMMÉE SILVEIRA SANTOS
Presidente - 1149458 - CAMILO ROSA DA SILVA