PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: JOSIELLE DE ARAÚJO LIMEIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIELLE DE ARAÚJO LIMEIRA
DATA: 20/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Via Plataforma Zoom
TÍTULO: MEMÓRIA DE TRABALHO E COMPETÊNCIA LEITORA: SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ACADÊMICO
PALAVRAS-CHAVES: Pendente
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A leitura desempenha um papel crucial no desenvolvimento intelectual, enriquecendo
o conhecimento e proporcionando uma abertura para diversas culturas e perspectivas.
Além de aprimorar a compreensão, a criatividade e as habilidades de comunicação, a
prática da leitura foi reconhecida pela UNESCO (2005) como um direito humano
fundamental, destacando sua importância tanto no crescimento individual quanto
coletivo. É crucial destacar, no entanto, que do ponto de vista neurobiológico, o
cérebro não se encontra intrinsecamente preparado para a leitura (DEHAENE, 2009).
Portanto, são indispensáveis orientação e instrução apropriadas para alcançar um
domínio eficaz. Pesquisas indicam que leitores podem enfrentar desafios na
interpretação de significados em textos devido a obstáculos na compreensão. De
acordo com o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) de 2018, estima-se que
38% dos estudantes universitários brasileiros enfrentam essa problemática. É possível
que parte desse mau desempenho seja acarretada por fatores ligados aos sistemas
neuropsicobiológicos que dão suporte ao processamento da leitura. Dentre esses
fatores destaca-se a memória de trabalho, cuja importância para a competência leitora
tem sido atestada em alguns trabalhos. É sob essa perspectiva que a presente
pesquisa buscou investigar a relação entre a Memória de Trabalho e a competência
leitora dos alunos de nível superior do curso de Bombeiros, da ABMAP, e do curso de
Letras, na Universidade Federal da Paraíba. Foram aplicados o teste de Cloze e o
Reading Span Test nas respectivas turmas, envolvendo um total de 38 voluntários.
Alinhados com o nosso objetivo principal, procuramos responder as seguintes
perguntas de pesquisa: (a) Qual é a relação existente entre as capacidades de
processamento de leitura e a memória de trabalho? (b) Qual é o impacto dessa relação
no desenvolvimento da competência linguística em estudantes de ensino superior?
Adotando a metodologia da pesquisa quantitativa, os dados foram submetidos a uma
análise estatística correlacional, utilizando o Teste Produto-Momento de Pearson. Os
resultados indicam que há uma correlação direta entre a Memória de Trabalho,
competência leitora e o desempenho acadêmico, no embora essa relação seja de
intensidade fraca. Em outras palavras, o desempenho acadêmico dos alunos está
associado à capacidade da Memória de Trabalho, embora não seja o único fator
determinante desse rendimento. Com esta pesquisa, oferecemos uma contribuição
significativa para as discussões sobre a influência da Memória de Trabalho no
contexto acadêmico.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1067529 - GUSTAVO LOPEZ ESTIVALET
Presidente - 1572304 - JOSE FERRARI NETO
Externo à Instituição - KATIA NAZARETH MOURA DE ABREU
Interno - 1681711 - ROSANA COSTA DE OLIVEIRA