PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: JOSIELLE DE ARAÚJO LIMEIRA

DISCENTE: JOSIELLE DE ARAÚJO LIMEIRA
DATA: 20/12/2023
LOCAL: Via Plataforma Zoom
TÍTULO: MEMÓRIA DE TRABALHO E COMPETÊNCIA LEITORA: SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ACADÊMICO
PALAVRAS-CHAVES: Pendente
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A leitura desempenha um papel crucial no desenvolvimento intelectual, enriquecendo o conhecimento e proporcionando uma abertura para diversas culturas e perspectivas. Além de aprimorar a compreensão, a criatividade e as habilidades de comunicação, a prática da leitura foi reconhecida pela UNESCO (2005) como um direito humano fundamental, destacando sua importância tanto no crescimento individual quanto coletivo. É crucial destacar, no entanto, que do ponto de vista neurobiológico, o cérebro não se encontra intrinsecamente preparado para a leitura (DEHAENE, 2009). Portanto, são indispensáveis orientação e instrução apropriadas para alcançar um domínio eficaz. Pesquisas indicam que leitores podem enfrentar desafios na interpretação de significados em textos devido a obstáculos na compreensão. De acordo com o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) de 2018, estima-se que 38% dos estudantes universitários brasileiros enfrentam essa problemática. É possível que parte desse mau desempenho seja acarretada por fatores ligados aos sistemas neuropsicobiológicos que dão suporte ao processamento da leitura. Dentre esses fatores destaca-se a memória de trabalho, cuja importância para a competência leitora tem sido atestada em alguns trabalhos. É sob essa perspectiva que a presente pesquisa buscou investigar a relação entre a Memória de Trabalho e a competência leitora dos alunos de nível superior do curso de Bombeiros, da ABMAP, e do curso de Letras, na Universidade Federal da Paraíba. Foram aplicados o teste de Cloze e o Reading Span Test nas respectivas turmas, envolvendo um total de 38 voluntários. Alinhados com o nosso objetivo principal, procuramos responder as seguintes perguntas de pesquisa: (a) Qual é a relação existente entre as capacidades de processamento de leitura e a memória de trabalho? (b) Qual é o impacto dessa relação no desenvolvimento da competência linguística em estudantes de ensino superior? Adotando a metodologia da pesquisa quantitativa, os dados foram submetidos a uma análise estatística correlacional, utilizando o Teste Produto-Momento de Pearson. Os resultados indicam que há uma correlação direta entre a Memória de Trabalho, competência leitora e o desempenho acadêmico, no embora essa relação seja de intensidade fraca. Em outras palavras, o desempenho acadêmico dos alunos está associado à capacidade da Memória de Trabalho, embora não seja o único fator determinante desse rendimento. Com esta pesquisa, oferecemos uma contribuição significativa para as discussões sobre a influência da Memória de Trabalho no contexto acadêmico.
Interno - 1067529 - GUSTAVO LOPEZ ESTIVALET
Presidente - 1572304 - JOSE FERRARI NETO